S. João da Madeira, Sociedade

Festas da Cidade de S. João da Madeira: Marchas são já nesta sexta-feir​a

Festas da Cidade - Imagem de ArquivoCrianças e jovens de S. João da Madeira são protagonistas das Marchas Populares que abrem os festejos do “S. João” na cidade. Na noite desta sexta-feira, 20 de junho, a partir das 20h45, cerca de 2000 participantes, a maioria alunos das escolas sanjoanenses, saem à rua vestidos como manda a tradição, percorrendo a Avenida da Liberdade e o Jardim Municipal.

 

Aí vai aglomerar-se mais uma vez uma multidão para seguir e aplaudir estas marchas populares infantis de “S. João”, às quais não faltam as tradicionais quadras e manjericos.

 

Música diversificada

 

As Marchas abrem as Festas da Cidade de S. João da Madeira, que se prolongam até terça-feira, 24 de Junho, com um programa diversificado que inclui a atuação dos sanjoanenses Prana, no sábado, 21 de junho, às 22h30.

 

No domingo, o programa é marcado por arruadas e concertos da Banda de Música de S. João da Madeira e dos convidados deste ano: a Banda de Música dos Mineiros do Pejão. Um dia que culmina com um concerto das duas bandas no Jardim Municipal, às 21h45.

 

Para segunda-feira o destaque vai para a grande noite de S. João, com animação assegurada pela banda “100 Parar”, às 22h00.

 

No último dia das festividades (24 de junho), Leandro – com banda ao vivo – sobe ao palco montado no Jardim Municipal. Um concerto com início marcado para as 22h00, no final do qual se realiza uma sessão de fogo-de-artifício e música. Tudo com entrada gratuita.

 

Programa religioso

 

Para além dos momentos de animação, o programa das Festas da Cidade de S. João da Madeira tem também uma importante vertente religiosa. Neste âmbito, destaca-se, no sábado às 21h30, o Terço e Procissão das Velas, desde a Capela de Santo António até à Igreja Matriz, de onde parte, no domingo às 17h00, a Procissão Solene.

 

Como manda a tradição, durante a Procissão Solene, as janelas das casas sanjoanenses aparecem engalanadas com as melhores colchas, enquanto uma multidão de devotos, centenas de figurantes e músicos acompanham, pelas ruas da cidade, duas dezenas de andores com imagens de santos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *