Sociedade, Tomar

Tomar é um dos 24 municípios que aderiram à campanha “Vinho com Moderação”

Tomar é um dos 24 municípios portugueses que aderiram à campanha “Vinho com Moderação” que a Associação Nacional de Municípios do Vinho (AMPV) apresentou na Feira Nacional da Agricultura e que tem como objectivo divulgar o consumo moderado e responsável desta bebida.

No seminário “A Gastronomia e os Vinhos, no Turismo e na Economia Nacional”, organizado em parceria com a Confraria da Gastronomia do Ribatejo, naquele certame, a AMPV apresentou o programa “Vinho com Moderação” que é um compromisso mensurável do sector europeu do vinho para implementar uma contribuição efectiva para a redução dos malefícios relacionados com o álcool. O seu objectivo é promover a responsabilidade no consumo de vinho e produtos vitivinícolas, apoiar a mensagem do vinho como um produto de excelência para ser saboreado de forma calma e moderada e educar o público sobre os riscos sociais e de saúde no consumo excessivo e do uso impróprio, ao mesmo tempo que encoraja a uma mudança cultural na abordagem ao consumo do álcool e fazendo da moderação um hábito.

Este programa tenta mobilizar todo o sector europeu de vinho para construir parcerias com interessados a nível local, nacional e supranacional (na UE), ao mesmo tempo que complementa e apoia iniciativas nacionais já em curso.

Reconhecendo que o vinho, representando por um lado um bem alimentar de evidente qualidade e importância, em particular no ponto de vista económico, por outro, pode tornar-se um produto pernicioso, se consumido de uma forma abusiva, a AMPV aderiu ao Programa “Vinho com Moderação” (Wine in Moderation), levando a cabo uma postura e um plano conducentes à prática de um consumo moderado e responsável, dirigido sobretudo a um escalão etário mais jovem, junto dos seus municípios.

Em resposta a este convite e sensibilização a este programa, durante este seminário foram divulgados os nomes dos municípios que até ao momento aderiram ao “Vinho com Moderação” e que integram, para além de Tomar, Penalva do Castelo, Mealhada, Reguengos de Monsaraz, Melgaço, Cartaxo, Cadaval, Praia da Vitória, Beja, Tábua, Santarém, Loures, Lagoa, Bombarral, Vidigueira, Viana do Castelo, Setúbal, Monção, Sintra, Oeiras, Lourinhã, Palmela, Nelas e Ponte da Barca.

O programa foi apresentado por Manuel Costa e Oliveira, da AMPV, bem como pelo presidente desta entidade e também do Município do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *