Sociedade, Vila Real de Santo António

Praias de Vila Real de Santo António são exemplo de acessibili​dade e qualidade para todos

Praia acessível_VRSATodas as praias concessionadas e vigiadas do concelho de Vila Real de Santo António voltam, em 2014, a ser acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

 

Esta valência constitui uma resposta social, proporcionando conforto e segurança aos visitantes com mobilidade reduzida, através da cedência de cadeiras anfíbias.

 

A este serviço, junta-se a já existente rede de passadeiras adaptadas, rampas e estacionamentos reservados existentes na rede de praias do município que, em conjunto, permitem a todos os utentes usufruir de um banho de mar ou de um passeio à beira-mar em condições de segurança.

 

Para dar continuidade ao projeto «Praia acessível – praia para todos» nas zonas balneares de Vila Real de Santo António, a autarquia estabeleceu um acordo de colaboração com os concessionários das praias de Santo António, Monte Gordo, Manta Rota e Lota e garante o cumprimento de um conjunto de exigências tais como o acesso pedonal livre de obstáculos ou a existência de sanitários adaptados.

 

Assim, os interessados deverão dirigir-se à concessão e solicitar a utilização do serviço, bastando para tal o utente e/ou familiar acompanhante assumir por escrito a responsabilidade pelo manuseamento da cadeira durante o tempo de utilização.

 

Também esta segunda-feira, todas as zonas balneares de Vila Real de Santo António receberam as suas bandeiras azuis.

 

Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota são as zonas balneares de VRSA que, este Verão, irão receber o distintivo anualmente atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que premeia a excelência das zonas balneares.

 

Esta atribuição volta a dar destaque à qualidade ambiental, à informação, à segurança e ao conforto que os areais de VRSA oferecem a todos os visitantes, reconhecendo-os como destino turístico de excelência.

 

Recorde-se que, em 2009, a praia da Manta Rota foi distinguida com o primeiro lugar do prémio «Praia + acessível», tendo a sua requalificação e equipamentos sido considerados um exemplo de boas práticas a ser seguido pelas zonas balneares de todo o país.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *