Lamego, Sociedade

Semana do Ambiente em Lamego atinge números recordes

Semana do AmbienteI_LAMEGO2014Sorrisos, gritos e muitas traquinices invadiram o Parque Biológico da Serra das Meadas na primeira semana de junho. Esta zona de biodiversidade viveu, pela terceira vez, a Semana do Ambiente que contou com a presença de 1446 visitantes de vários estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1º ciclo do norte do país. Em cada esquina, a pequenada repetia euforicamente: “Podemos ver novamente?!”.

Com o objetivo de lançar o alerta para a proteção do Ambiente como um dos maiores desafios que se colocam à sociedade, o parque organizou diversas atividades para receber os visitantes. Com muita boa disposição e energia à mistura, as crianças passearam pelos percursos pedestres, participaram em oficinas temáticas e realizaram tarefas lúdicas. Assistir a treinos de voo e libertação de aves foram outras iniciativas que, entre 2 e 6 de junho, os alunos tiveram a oportunidade de ver.

Além deste vasto leque de ações, durante a Semana do Ambiente a empresa RESINORTE promoveu palestras sobre questões ambientais, também houve formações de sensibilização por parte das divisões da GNR (SEPNA e GIPS) e dos Sapadores Florestais de Lamego, e a abertura da exposição “Natureza Curiosa”.  No dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, o ponto alto das comemorações foi reservado para a comunidade escolar que observou a libertação de um corvídeo, pelo CRAS (Centro de Recuperação de Animais Selvagens) e festejou os 12 anos do Parque Biológico da Serra das Meadas. Na manhã seguinte, 6 de junho, o CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens) soltou uma águia de asa redonda.

 

A Educação Ambiental é eleita pelo Município de Lamego como um vetor estratégico de intervenção para o desenvolvimento ambiental do concelho. No âmbito deste plano, é prioritário educar as novas gerações na perspetiva de um futuro sustentável, em respeito pelo Ambiente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *