Desporto, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António acolhe uma das mais exigentes provas de triatlo da Península Ibérica

Triatlo (2)Vila Real de Santo António recebe, este sábado, dia 14 de junho, a II edição do triatlo longo «Iberman Eurocidade do Guadiana», a única prova do género que une dois países.

 

A competição inclui uma extensão até ao Alentejo, uma incursão a Espanha, bem como o regresso a Portugal através da travessia da Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana.

 

O desafio inclui 3,8 kms de natação, 180 kms de ciclismo e 42,1 kms de corrida e é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pelo Clube Desportivo Iberman e pela Federação Portuguesa de Triatlo.

 

A partida está localizada na praia de Monte Gordo, localidade onde se disputará o setor de natação, num percurso de 3,8 quilómetros.

 

Segue-se a etapa de ciclismo, com um total de 180 quilómetros, que inclui um percurso em linha pelo interior das serras algarvias e alentejana, a travessia da fronteira luso-espanhola na localidade de El Granado e a descida até Ayamonte.

Aqui, segue-se o setor da corrida, num trajeto de 42 quilómetros que inclui a entrada em Portugal através da Ponte Internacional do Rio Guadiana e uma passagem por Castro Marim. A meta estará situada na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, onde os participantes se converterão em finalistas desta autêntica prova de fogo.

 

A II edição do triatlo longo «Iberman» faz parte do calendário de provas que pretende transformar os municípios da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) na capital internacional do triatlo.

 

Para atingir este objetivo, os três municípios fronteiriços estão a desenvolver um conjunto regular de competições de média e longa distância, cujos percursos incluem a travessia da fronteira do Guadiana, internacionalizando o triatlo e ampliando a projeção das potencialidades da Eurocidade.

 

Este conjunto de eventos desportivos é desenvolvido através de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de VRSA, a Federação de Triatlo de Portugal e o Clube Desportivo Iberman, coletividade desportiva sediada em Huelva (Espanha), que, nos últimos anos, tem impulsionado a difusão do triatlo no sul da Península Ibérica.

 

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a prova terá um importante retorno financeiro para o concelho, tendo em conta que cerca de 80 por cento dos atletas participantes ficará alojado em unidades hoteleiras locais, a que se somará todo o staff e familiares dos atletas».

 

 

 

Calendário de provas de triatlo «Eurocidade do Guadiana» 2014/2015:

 

Triatlo de longa distância > VRSA > 14 junho 2014

Iberman Kids > VRSA > 6 e 7 de setembro 2014

Triatlo Cross > Castro Marim > 5 abril 2015

Triatlo de distância média > Ayamonte > 2 maio 2015

Iberman Kids > Punta del Moral > 27 junho 2015

Triatlo de distância longa > VRSA > 3 outubro 2015

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *