Palmela, Turismo

Palmela é o município português mais medalhado no concurso de vinhos “La Selezione del Sindaco” – Itália

Pelo terceiro ano consecutivo, Palmela é o Município português mais premiado no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”, realizado na cidade italiana de Bolzano, entre 30 de maio e 1 de junho.

Os vinhos de Palmela trazem para casa doze medalhas (uma de ouro e onze de prata), num total de dezoito prémios para a Península de Setúbal, que voltou a sagrar-se, também, como a região portuguesa mais galardoada, seguida do Dão e do Alentejo. A Casa Ermelinda Freitas, além do lugar de destaque na região, foi, ainda, a adega nacional mais premiada, com um total de sete medalhas (uma de ouro e seis de prata). No pódio local, seguiu-se a Adega Cooperativa de Palmela, com duas medalhas de prata. Galardoadas, também, com prata, foram a Casa Agrícola Assis Lobo, a Xavier Santana e a Sivipa. Portugal foi o segundo país mais premiado no certame, a seguir à anfitriã Itália, com cinquenta medalhas em 145 vinhos apresentados a concurso.

O Vereador Luís Miguel Calha, responsável pelas áreas do Turismo e Economia Local da Câmara Municipal de Palmela, manifestou-se «bastante orgulhoso» com estes resultados, que «dão prestígio à região da Península de Setúbal e provam, uma vez mais, a qualidade mundial dos nossos vinhos», pelo que «os produtores do concelho de Palmela estão, novamente, de parabéns». O Vereador sublinhou que «os vinhos de Palmela estão na moda e este setor ocupa um lugar central na nossa estratégia de desenvolvimento», sendo indiscutível que a «ruralidade do nosso território é um fator diferenciador e dinamizador da economia local, significando desenvolvimento sustentável, defesa do ambiente e preservação de um património histórico e cultural único no País». O Município está «muito atento aos novos investimentos que, apesar da forte crise económica do país, estão a ser realizados por várias adegas do concelho», e sobretudo, muito empenhado «na criação de uma cadeia de valor decisiva para consolidar o  crescimento do Enoturismo na região».

O concurso “La Selezione del Sindaco” – que contou, este ano, com a participação de  um milhar de vinhos europeus – decorre todos os anos, em Itália, numa organização da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e da Associazione Nazionale delle Città del Vino, com o apoio da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e de diversos organismos e entidades, nacionais e internacionais, que se dedicam à valorização dos territórios das Cidades do Vinho e das respetivas produções vinícolas. Este é o único certame que prevê a participação conjunta das empresas vinícolas com os seus Municípios de origem.

 

Lista premiados Palmela (por ordem de classificação):

 

Ouro

Casa Ermelinda Freitas | Dona Ermelinda Branco (2013)

 

Prata

Casa Ermelinda Freitas | Syrah (2011)

Casa Ermelinda Freitas | Cabernet Sauvignon (2011)

Casa Agrícola Assis Lobo | Lobo Mau Reserva Tinto (2010)

Adega Cooperativa de Palmela | Vale dos Barris Branco Moscatel (2013)

Adega Cooperativa de Palmela | Adega de Palmela Moscatel de Setúbal (2012)

Casa Ermelinda Freitas | Touriga Nacional (2011)

Casa Ermelinda Freitas | Alicante Bouchet (2012)

Casa Ermelinda Freitas | Dona Ermelinda Reserva Tinto (2012)

Xavier Santana | Quinta do Monte Alegre Syrah (2012)

Casa Ermelinda Freitas | Quinta da Mimosa Tinto (2011)

Sivipa | Ameias Syrah (2013)

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *