Sociedade, Vale de Cambra

Câmara municipal de Vale de Cambra promove troca de experiências entre gerações

EncontrosIntergeracionais3Para promover a partilha de experiências de gerações e troca de ideias sobre os tempos livres de ontem e de hoje, a Câmara Municipal de Vale de Cambra levou a cabo – entre os meses de maio e de junho’14 – Encontros Intergeracionais.

 

Os mais velhos pegaram em tablets e telemóveis, que os mais novos trocaram por histórias de brincadeiras e brinquedos antigos que se faziam há mais de 50 anos atrás.

 

Por ocasião do Dia Mundial da Criança, o Município promoveu ainda um encontro das Comissões de Idosos com o Centro Educativo Arões-Junqueira e com a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Pré-Escolar de Vila Chã para mostrar como eram os brinquedos e brincadeiras aos os mais pequeninos.

 

 

 

AS BRINCADEIRAS DO PASSADO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DO FUTURO

 

O Encontro Intergeracional “Brincadeiras do passado/Novas Tecnologias do Futuro” decorreu no passado dia 22 de maio’14 na Biblioteca Municipal e foi um autêntico encontro de saberes, de partilha e de troca de experiências.

 

Os jogos de ontem (testemunhados pelos mais velhos) e as tecnologias de hoje (levadas para o debate pelos mais novos) estiveram “em cima da mesa” e todos puderam constatar diferenças abismais entre gerações, daquilo que as entretinha antigamente (como as estórias dos bailes e bailaricos; as desfolhadas; os namoros ou a escola) e daquilo que ocupa os tempos livres de hoje em dia (como o tablet, os jogos de computador e consola ou as comunicações via internet).

 

O Município, promotor da iniciativa, contou com a participação dos jovens do Espaço Nova Geração, do Centro de Acolhimento da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e dos jovens da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Vale de Cambra, bem como dos elementos das Comissões de Idosos do Concelho de Vale de Cambra.

 

A Mediação esteve a cargo da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Vale de Cambra.

 

 

 

BRINCADEIRAS ANTIGAS PARA AS CRIANÇAS DE HOJE

 

O Encontro Integeracional promoveu o convívio e a partilha entre as Comissões de Idosos de Arões e Junqueira e as crianças do Centro Educativo Arões-Junqueira que ali frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico e o Pré-Escolar, bem como entre as Comissões de Idosos de Codal, Vila Chã e Vila Cova de Perrinho com as crianças que frequentam a Escola do 1.º Ciclo do E. B. e o Pré-Escolar de Vila Chã.

 

O objetivo foi plenamente alcançado com as Comissões a falarem sobre temas como: a escola, o vestuário, as formas de vida e as vivências no seu tempo e, por outro lado, as crianças a questionarem sobre os tempos livres e o dia a dia de outrora. As Comissões testemunharam como eram os brinquedos e as brincadeiras de antigamente, através da demonstração de jogos.

 

Apesar do choque de gerações e das mudanças inevitáveis impostas pela passagem do tempo, todos chegaram ao consenso de que os mais velhos, apesar de todas as limitações inerentes do passado, eram “acima de tudo felizes com convívio e muita amizade e entreajuda!” um facto que contrasta com as facilidades que se colocam hoje em dia, com suportes informativos variados.

 

No final da sessão, as Comissões de Idosos ofereceram às Escolas uma bola e uma boneca de trapos, entre outros jogos, como símbolos das brincadeiras de antigamente.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *