Arouca, Sociedade

Aprender mais sobre fauna e flora dos ecossistemas ribeirinhos, com o Arouca Geopark

HPIM2513Atravessa o território do Arouca Geopark, com as suas águas límpidas e «bravas» a proporcionarem espaços de aventura e contacto com a natureza. O rio Paiva. Trata-se, de facto, para além de tudo isto, de um importante ecossistema, que deve ser conhecido, protegido e conservado. E foi para conhecerem a biodiversidade vegetal e animal deste importante recurso que os alunos da EB1 de Alvarenga participaram numa saída de campo à zona balnear da Paradinha, no passado dia 4 de junho.

 

Imersos nos sons do correr das águas do rio Paiva, os alunos realizaram diversas atividades, entre as quais a recolha, observação e identificação de alguns macroinvertebrados, a avaliação dos parâmetros físico-químicos da água e o papel do rio, enquanto agente de erosão e transporte de sedimentos.

 

No período da tarde, já na escola, houve tempo para uma pequena sessão sobre a importância dos ecossistemas ribeirinhos, seguida de uma reflexão/síntese com os alunos. Depois, com o auxílio de lupas binoculares, observaram-se as areias, realizaram-se experiências e identificaram-se as rochas recolhidas no leito de cheia, durante a manhã.

 

Esta atividade insere-se no projeto «Oficina da Ciência», bem como na programação da Semana Europeia de Geoparques. Colaboraram ativamente na condução dos trabalhos Susana Bastos (AGA – Associação Geoparque Arouca) e Rui Francisco (monitor do projeto «Rios»).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *