Cultura, Reguengos de Monsaraz, Turismo

Miguel Gameiro e Pólo Norte, Função Públika, Rafa & Beltran e Quim Barreiros nas Festas de Santo António, em Reguengos de Monsaraz

Marchas populares (1)Miguel Gameiro e Pólo Norte, Função Públika, Rafa & Beltran e Quim Barreiros vão animar as noites das Festas de Santo António, que decorrem entre os dias 12 e 15 de junho, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. A SIC vai transmitir em direto o programa “Portugal em Festa” e a exposição Grande Lago – Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo vai apresentar uma mostra de automóveis Ferrari.

 

A cerimónia oficial de abertura das Festas de Santo António realiza-se na quinta-feira às 17h, seguindo-se pelas 21h30 o desfile das marchas populares. Este ano vão atuar as marchas da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (infantil), Núcleo de Reguengos de Monsaraz do Sporting Clube de Portugal, Câmara Reguengos Clube, Centro Cultural Caridadense Primeiro de Maio e Sociedade Recreativa Campinhense (infantil).

 

A partir das 23h a banda Função Públika vai apresentar o seu novo espetáculo. Pioneira na introdução do palco móvel, esta banda de Chaves atuará pelo quarto ano consecutivo em Reguengos de Monsaraz. A primeira noite de festividades vai ter ainda um espetáculo pirotécnico à meia-noite.

 

Na sexta-feira, às 10h, decorre a Cerimónia do Içar das Bandeiras, no edifício dos Paços do Concelho. A partir das 10h30, na Praça da Liberdade, concentram-se as imagens dos padroeiros das comunidades cristãs do concelho de Reguengos de Monsaraz, seguindo-se meia hora mais tarde a Eucaristia.

 

À noite, pelas 22h, Quim Barreiros sobe ao palco das Festas de Santo António. A partir da meia-noite haverá um baile popular com a “Banda Mais”.

 

No dia 14 de junho, às 17h, será apresentado o livro “A Evolução da Moto”, de José Miguel Mira, editado pela “Contra a Corrente”. Esta publicação, com foto de capa tirada na vila medieval de Monsaraz, engloba muitos modelos das mais variadas marcas e épocas, com fotografias de Luís Viegas e aguarelas de Gilberto Gaspar. Adicionalmente está prevista uma série exclusiva do livro, assinado pelo autor e acompanhado por uma garrafa de vinho Monsaraz Reserva, que constituirá uma edição Premium, comercializada em caixa própria.

 

Às 18h, na Praça de Toiros José Mestre Batista, realiza-se uma Corrida de Toiros com os cavaleiros João Moura, Rui Fernandes e Manuel Telles Bastos. Os forcados amadores de Santarém e de Montemor vão pegar toiros da Ganadaria Murteira Grave. Nesta Corrida de Toiros vão ser homenageados os antigos forcados reguenguenses Joaquim Murteira Correia (a título póstumo), José Raimundo Varela, Marcos Amendoeira, João Figueiredo (a título póstumo), Manuel José Figueiredo, Joaquim José Varela (a título póstumo), Fernando Varela, João José Varela, Joaquim Amador, José Amador, Joaquim José Murteira Correia, Francisco Borges, Agostinho Borges, José Calado, Francisco José Godinho, José Alberto Pila, Maurício Calisto, Carlos Janes e José Leal.

 

Pelas 21h30 decorre o desfile de moda “Reguengos Fashion”, este ano com a participação de Mónica Sofia e de Marisa Guedes. Às 22h atuam Miguel Gameiro e a sua banda Pólo Norte, num reencontro em palco onde vão ser interpretados os seus grandes sucessos musicais, como “Aprender a ser feliz”, “Deixa o mundo girar”, “Dá-me um abraço”, “Lisboa” e “Grito”. A madrugada será preenchida com o Dj Grouse, acompanhado por Gao Percussion.

 

O último dia de festividades inicia-se pelas 9h30 com a Corrida em Família, uma prova sem caráter competitivo que terá centenas de participantes de todas as idades com o objetivo de praticar desporto, a andar ou a correr. Às 12h30 haverá um desfile de automóveis clássicos e antigos pelas principais ruas da cidade. Entre as 14h e as 20h, o programa “Portugal em Festa” vai ser realizado no Parque de Feiras e Exposições e transmitido em direto pela SIC. À noite, a partir das 21h30m voltam a desfilar as marchas populares, e a encerrar as Festas de Santo António, pelas 23h, atuam Rafa & Beltran.

 

No Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições vão estar patentes duas exposições. A Exposição Grande Lago Paraíso do Automóvel Clássico e Antigo vai apresentar uma mostra de 12 automóveis Ferrari, entre os quais os modelos 550 Maranello, o Dino 308 GT4, 308 GTSi, 400i, 348 TS, 456 GT e o 328 GTS. Os entusiastas da velocidade poderão ainda experimentar a sensação de conduzir num simulador de Formula 1 da Ferrari.

 

A Exposição de Motas e Bicicletas Clássicas vai apresentar mais de 70 exemplares, como por exemplo uma bicicleta Pasteleira Lira de 1890 e as motas Wanderer (1911), Harley Davidson 16F (1916), Sarolea 25N Super Sport (1928), BMW R4 (1936) e Moto Guzzi 850 Le Mans III (1981).

 

No Parque de Feiras e Exposições haverá também ao dispor dos visitantes um pavilhão com vários restaurantes de gastronomia regional. Os bilhetes para as Festas de Santo António custam 3 euros nos dias 13 e 14 de junho, enquanto nos restantes a entrada será gratuita, e podem ser adquiridos antecipadamente no Posto de Turismo de Reguengos de Monsaraz ou nos dias dos espetáculos nas bilheteiras do Parque de Feiras e Exposições. O bilhete único custa 5 euros.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *