Lamego, Turismo

Feira Medieval de Lamego conquista a adesão de milhares de pessoas

Feira_Medieval_LAMEGO2014_IApesar da instabilidade do tempo que se fez sentir, a Feira Medieval de Lamego voltou a conquistar a adesão de milhares de pessoas, um evento que, pela primeira vez, ofereceu atividades lúdicas vocacionadas, especialmente, para as crianças. Foram três dias e três noites de festividades durante os quais a zona alta da cidade e o Castelo de Lamego tornaram-se no palco privilegiado da recriação de um vasto programa de momentos históricos: cortejos reais, apresentações de armas, danças, acrobacias, para além de muitos outros espetáculos.

Num ambiente efervescente e repleto de animação, dezenas de artesãos, mercadores, artífices e místicos foram os responsáveis pela recriação do comércio e das artes e dos ofícios medievais. Nas bancas abundava a bijutaria, as pedras, incensos, os licores, o artesanato em madeira e muitos outros produtos. Para quem pretendeu retemperar forças durante a folia houve “cousas de comer e beber e outras para folgar”. O ponto alto das celebrações, a que muitos assistiram, foi o monumental Cortejo Real pelas ruas do Burgo.

Com a concretização deste evento, a Câmara Municipal de Lamego procurou, entre outros objetivos, inverter a desertificação populacional do bairro do Castelo, aumentar a sua atratividade para os turistas e dinamizar a atividade económica do comércio tradicional. Com uma programação ampla e bastante apelativa, foi ainda feita a pedagogia dos usos e costumes medievos e exposto artesanato nacional e internacional de qualidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *