Desporto, Estarreja

25º Torneio de Natação “Cidade de Estarreja”

complexo desporto e lazer ETRÉ o mais antigo torneio de natação da região de Aveiro, um dos mais antigos do país e realiza-se anualmente em Estarreja no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este ano o Torneio de Natação  “Cidade de Estarreja” comemora 25 anos, com a presença de 19 equipas e mais de 2 centenas de atletas, no próximo dia 10 de junho, terça-feira, à tarde entre as 15h e as 18h, no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja. As entradas são livres.

 

Surgiu de um desafio lançado pela então Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Maria de Lurdes Breu, com o objetivo de promover a modalidade, e hoje é o torneio mais antigo realizado no perímetro da Associação de Natação de Aveiro e um dos mais antigos a nível nacional. A sua primeira edição realizou-se a 10 de junho de 1989, na velha piscina de Estarreja, e teve como vencedor o Sporting Clube de Portugal. Em 2011, o Torneio de Natação Cidade de Estarreja realizou-se, pela primeira vez, na piscina do novo Complexo de Desporto e Lazer.

 

Desde a 1ª edição, em que participaram 4 clubes, até aos dias de hoje, com a presença de 2 dezenas de equipas, o Torneio Cidade de Estarreja cresceu de forma considerável e o novo Complexo de Desporto teve a sua quota-parte de responsabilidade nessa evolução, oferecendo mais duas pistas do que a anterior piscina, num total de oito, e um inovador sistema eletrónico de cronometragem, que antes era feita manualmente. Este sistema tem ainda a vantagem de permitir o acompanhamento dos resultados do torneio em direto via on-line no site Swim Rankings (http://www.swimrankings.net/)

 

O programa das provas foi alterado em 2013 com a inclusão de 4 provas extracompetição, destinadas exclusivamente aos atletas da categoria de cadetes do clube anfitrião, o CDE – Clube Desportivo de Estarreja, permitindo a participação dos nadadores mais novos. A edição de 2014 tem como novidade a inclusão de uma estafeta mista. No total, serão realizadas 17 provas, envolvendo todos os escalões desde os infantis aos seniores.

 

O Torneio de Natação “Cidade de Estarreja” é organizado pela Câmara Municipal de Estarreja, com a colaboração do CDE – Secção de Natação e da Associação de Natação de Aveiro, e está inserido na programação das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja (ver programa aqui).

 

Os adeptos da natação podem assistir gratuitamente à competição desportiva na bancada do Complexo com capacidade para 300 espectadores.

 

Recorde nacional de Diogo Carvalho

 

Foi em Estarreja que o atleta olímpico Diogo Carvalho alcançou um dos seus nove recordes nacionais. Na edição de 2003, o então Juvenil B do Clube Galitos de Aveiro, estabeleceu uma nova marca na categoria 100 Mariposa, que ainda hoje lhe pertence.

 

Clubes Participantes

Académico de Viseu Futebol Clube

Associação de Educação Física e Desporto de Tondela

Associação Estamos Juntos (S.J. da Madeira)

Associação de Pais e Amigos das Crianças da Gafanha da Encarnação

Associação Académica de Coimbra

Clube Desportivo Feirense

Clube de Natação de Vagos

Centro Juvenil Salesiano de Arouca

Clube Desportivo Campinho (Albergaria-a-Velha)

CDE – Clube Desportivo de Estarreja

Clube Galitos de Aveiro

Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas

Clube de Natação Maia

Hóquei Clube da Mealhada

O Crasto (Castro Daire)

Leixões Sport Clube

Sport Algés e Águeda

Sporting Clube de Aveiro

Sporting Clube de Espinho

 

:: Link onde poderá consultar os resultados do Torneio Cidade de Estarreja

http://www.swimrankings.net/index.php?page=CalendarDetail&CalendarId=82815633

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *