Lamego, Sociedade

Seniores regressam às aulas no Museu Pedagógico de Lamego

Seniores_Museu_PedagogicoLAMEGO2014Volvidas muitas décadas, alguns idosos do concelho de Lamego voltaram a sentar-se em bancos de escola para reviverem as memórias dos tempos em que aprenderam as primeiras letras. Um grupo de vinte seniores, proveniente das freguesias de Avões e Ferreiros, percorreu o novo Museu Pedagógico de Lamego, numa visita guiada por João Mendonça, um dos principais impulsionadores deste projeto museológico.

Situado na antiga escola de Avões de Lá, este equipamento abriu as suas portas aos participantes do programa Sénior Convida, uma oportunidade única para também recordarem alguns jogos e passatempos que proporcionaram muitas alegrias em criança e que entretanto caíram em desuso, como o jogo da malha ou do arco e da gancheta.

Com entrada gratuita para o público em geral, o Museu Pedagógico de Lamego alberga um pouco da imagem das antigas escolas, do ponto de vista da arquitetura, funcionalidade, materiais e até dos projetos educativos que durante décadas ajudaram a formar gerações de lamecenses. Não falta o quadro de ardósia, o crucifixo na parede, a palmatória ou as antigas sebentas. Uma realidade muito diferente da atual, na qual as aulas do primeiro ciclo do ensino básico são dominadas pela utilização das novas tecnologias, em particular com o recurso a quadros interativos.

A Câmara Municipal, em colaboração com a Junta de Freguesia de Avões e os agrupamentos de escolas do concelho, espera que este equipamento possibilite que os atuais alunos também “possam experienciar ali a diferença de conceito e de contexto”. A partir de agora, a instituição está aberta ao enriquecimento do espólio que tem em exposição, através de doações de particulares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *