Desporto, Póvoa de Varzim

Noite dedicada ao desporto, na Escola Secundária Rocha Peixoto na Póvoa de Varzim

image002Na passada sexta-feira à noite, 30 de maio, a Escola Secundária Rocha Peixoto organizou a V Gala do Desporto Escolar.

Num ambiente de festa foram distinguidos alunos e professores envolvidos no projeto Desporto Escolar, dando a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido ao longo de mais um ano, bem como os prémios alcançados pelos alunos, alguns campeões e vice-campeões nacionais.

Durante este ano letivo, estiveram envolvidos cerca de 450 alunos e 11 professores, distribuídos por 17 grupos/equipas, nas modalidades de ténis, voleibol, golfe, boccia, natação adaptada, basquetebol, natação, andebol e atividades rítmicas expressivas.

Aires Pereira, Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal, manifestou a sua “satisfação” por estar presente nesta V Gala, referindo que tem participado desde a primeira edição e fez questão de registar a “evolução”.

O Presidente da autarquia poveira fez um agradecimento público aos alunos que se empenharam na organização do evento.

“O trabalho que tem sido feito pela Escola Rocha Peixoto, de integração e abertura à sociedade, faz com que haja um grande espírito de grupo e união em torno desta escola”, transmitiu Aires Pereira, referindo-se à participação no projeto Escola da Minha Vida, motivo “de grande orgulho” para todos os envolvidos.

Neste sentido, o autarca distinguiu Jorge Pereira, Professor Responsável pelas Atividades Rítmicas Expressivas, que recebeu das mãos do Presidente uma réplica da Lancha Poveira.

Aires Pereira terminou afirmando que “o Município apoia e aplaude esta forma de envolver os jovens em práticas sadias e tão importantes para a sua formação. Como presidente da Câmara, registo com satisfação e confiança o caminho profícuo que a nossa comunidade escolar está a trilhar”.

Albertino Cadilhe, Diretor da Escola Secundária Rocha Peixoto, também manifestou a sua satisfação perante o projeto e a organização da Gala, destacando os nomes que deram às mesas, representativos dos valores que devem estar presentes na prática desportiva. “Vontade, empenho, desportivismo, garra são valores que queremos que os alunos pratiquem através do meio privilegiado que é o desporto escolar”, transmitiu.

A professora Marta Cardoso, coordenadora do Desporto Escolar da ESRP, começou por referir que esta gala é o corolário de um ano de trabalho e pretende “reconhecer o esforço e a dedicação dos alunos e professores que, ao longo do ano letivo, integraram o Grupo de Desporto Escolar”.

Não sendo a prioridade deste projeto, os resultados obtidos pelos alunos poveiros também merecem destaque: “para além de excelentes participações a nível regional em todas as modalidades, tivemos nove campeões nacionais de natação e fomos campeões nacionais por equipas nas estafetas 4×50 metros livres e 4×50 metros estilos masculinos. Nas atividades rítmicas expressivas, pela primeira vez, não ficamos em primeiro lugar e tivemos que nos contentar com o segundo lugar. No basquetebol ficamos em 4º lugar a nível nacional”.

A ESRP é uma referência nacional no Desporto Escolar, chegando mesmo a representar Portugal lá fora. Os desafios passam por “manter o elevado nível de participação”. Marta Cardoso concluiu: “os resultados são uma consequência do trabalho que aqui se faz. E não conseguíamos levar este projeto avante sem as parcerias que estabelecemos com outras entidades para proporcionar as melhores condições aos nossos alunos”.

Veja as imagens desta V Gala do Desporto Escolar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *