Nelas, Sociedade

Câmara municipal de Nelas apresenta universidade sénior

DSC_9933Às 10:00 horas do dia 31 de Maio, decorreu no Edifício Multiusos a apresentação pública da Universidade Sénior pela Câmara Municipal de Nelas a toda a comunidade e que contou com a presença da Associação Nacional de Professores Aposentados e de mais de uma centena de antigos Professores do Magistério da Guarda e do Concelho de Nelas.

 

Este projeto, há muito aguardado, vem dar resposta a um dos compromissos realizados pelo executivo com os munícipes no âmbito da ação social, que visa a criação de serviços e condições de igualdade de oportunidades para todas as idades.

 

Considerado um investimento cultural de excelência por todos os presentes, a Universidade Sénior do Município de Nelas já inscrita na RUTIS – Associação Rede de Universidades da Terceira Idade vai ter instalações na antiga Escola Primária da Serra da Estrela, bem como em todas as freguesias do Concelho, através de uma vertente itinerante. Para o efeito, a Câmara Municipal disponibilizará um autocarro para assegurar a participação de todos os interessados nas atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio a desenvolver numa dinâmica intergeracional sob a premissa “Projeto Cá e Lá”, a Universidade vai às freguesias, as freguesias vêm à Universidade.

 

A Universidade Sénior é dirigida a maiores de 50 anos, podendo no entanto incluir pessoas com menos idade, no caso de situações de desemprego e existência de vagas para os papéis de Monitor/Professor ou de Aluno.

 

As principais disciplinas a lecionar são Artes e Cultura, Expressões, Ciências Sociais e Humanas, Línguas, Saúde e Bem-Estar, Tecnologias de Informação, Atualidade, entre outras, num horário preferencialmente diurno, distribuído entre as 10:00 e as 18:00 horas, ou adaptado às necessidades de cada comunidade.

 

O período de inscrições para o ano letivo 2014/2015, de Outubro a Junho, já se encontra a decorrer e termina no final de Setembro 2014. Neste sentido é necessário preencher uma ficha de inscrição e entregar uma fotocópia do Bilhete de Identidade e Número de Identificação Fiscal ou Cartão de Cidadão, duas fotografias tipo passe e uma declaração médica na Unidade de Apoio à Economia Social, cujas instalações são no Edifício Multiusos.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *