Arouca, Sociedade, Turismo

Arouca Geopark ajuda a conhecer melhor as rochas graníticas

DSC05354A Semana Europeia de Geoparks tem também como objetivo dar a conhecer a especificidade do património geológico. Nesse sentido, «Rochas Graníticas: Generalidades e Particularidades» foi o mote do seminário promovido em parceria pela AGA – Associação Geoparque Arouca, Departamento de Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Agrupamento de Escolas de Arouca, que decorreu no passado dia 28 de maio, na Loja Interativa de Turismo de Arouca. Este seminário enquadra-se no projeto Escolher Ciência, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

 

Marcaram presença neste seminário Maria Elisa Preto Gomes, professora da UTAD, que fez uma abordagem geral sobre a origem e a evolução dos diferentes tipos de granitos do centro-norte de Portugal; Bárbara Machado, professora proponente do projeto «Caracterização macroscópica e microscópica das rochas graníticas do Arouca Geopark»; e Lisa Maria Martins, doutoranda da UTAD que abordou um tema bastante atual sobre os granitos e a radioatividade natural, focando os perigos e formas de minimizar a exposição à radioatividade natural deste tipo de rocha.

 

Adília Cruz, diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, manifestou «total disponibilidade da parte do Agrupamento para continuarmos a apoiar e a participar em projetos promovidos pela AGA, que muito tem contribuído para o incentivo do ensino das ciências nas diversas escolas do nosso agrupamento».

 

Também Margarida Belém destacou a vocação educativa do Arouca Geopark, sublinhando que «iremos continuar a promover projetos educativos que contribuam para incrementar o conhecimento científico dos alunos e dos professores do nosso território».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *