Cultura, Trofa

Trofa assinala Dia Internacional dos Arquivos com exposição sobre José Pereira da Silva e ação Consultório no Arquivo

Para festejar o Dia Internacional dos Arquivos, assinalado a 9 de junho pelo Conselho Internacional dos Arquivos, a Câmara Municipal da Trofa organiza, a 6 de junho, várias atividades dedicadas a esta temática.

 

A primeira a decorrer, das 9h30 às 12h30, no Arquivo Municipal da Trofa, sito na Casa da Cultura, com a colaboração do Arquivo Distrital do Porto é a ação “Consultório no Arquivo”.

 

Esta oportunidade está aberta a todos os interessados, mas é destinada essencialmente a pessoas particulares e entidades que tenham em sua posse documentos de arquivo antigos, fotografias e álbuns de família, que gostariam de preservar. Durante estas sessões, serão abordadas técnicas fáceis e acessíveis para se proceder a pequenos restauros em documentos. Dadas as suas características especificas, estas “consultas” requerem inscrição prévia, através do e-mail arquivo@mun-trofa.pt ou do telefone 252 400 090.

 

Mais tarde, pelas 18h00, ainda neste âmbito será inaugurada a Exposição “Professor José Pereira da Silva, vida e obra”, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Trofa e da Biblioteca da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa, que organizam assim, uma exposição documental e de fotografia referente à vida e obra do Professor José Pereira da Silva.

 

Esta mostra vai ter lugar no Espaço Cultural da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa e estará patente até 30 de julho.

 

Simultaneamente, e em contexto de sala de aula, nas escolas do Concelho da Trofa, mediante marcação prévia, os alunos locais podem receber o Arquivo Municipal, a 3 e 4 de junho, numa atividade que pretende dar a conhecer documentos de arquivo, que se encontram à guarda da Câmara Municipal da Trofa.

 

Os participantes nesta atividade “O Arquivo vai à escolas”, vão poder ler, transcrever e compreender um documento antigo e descobrir, por exemplo, que as abreviaturas são uma prática constante nos documentos antigos e não uma técnica de escrita usada nas formas de comunicação atuais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *