Cultura, Nelas

Sucesso intercultural e intergeracional no município de Nelas com apresentação de vários espetáculos culturais

noticia_romeu e julietaIntegrados no Festival de Artes “VISEU A”, a Câmara Municipal de Nelas promoveu, sábado, dia 24 de Maio, três espetáculos distintos encenados pelo Teatro Viriato, onde se misturaram o artístico e a “geografia sentimental”. Neste sentido, pelas 15h00, o Cineteatro Municipal recebeu “A Voz do Rock”, um desafio lançado a maiores de sessenta anos, inspirado no projeto americano [email protected] que, acima de tudo, celebrou o prazer da partilha musical. A alegria e dinâmica protagonizada pelos artistas da 3ª idade foi contagiante a toda a plateia, que através de temas “tradicionais” do rock português participou neste momento intemporal.

 

Ponto alto deste dia, foi a apresentação na Praça do Município do espetáculo “Romeu e Julieta”, um teatro único, contado por pessoas de Nelas, e incluindo a participação da comunidade cigana, que através da palavra, música e dança apresentaram esta história de amor impossível, às centenas de pessoas presentes no local. Num rodopio constante, pessoas de todas as idades acompanharam as aventuras, festas, lutas e conflitos destes dois jovens cujas famílias não se dão e não se gostam devido às suas diferenças culturais.

 

O programa terminou em Canas de Senhorim, com as “Histórias Incendiárias”, que levaram o fogo até ao Indiferente Bar, que através da linguagem do corpo, do teatro, de objetos e de vídeo um ator e um videasta revelaram histórias que incendeiam e se incendiaram.

 

Com evidente impacto na promoção da região, todos estes espetáculos apresentados pelo Teatro Viriato em colaboração com a Câmara Municipal de Nelas e Rede Urbana para a Competitividade Viseu | Dão Lafões, candidatada pela CIM Viseu Dão Lafões, ao Programa Operacional Regional do Centro – “Mais Centro”, o VISEU A… traduziram-se numa enorme experiência cultural e contemporânea de qualidade ampla para toda a comunidade concelhia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *