Cultura, Seia

Mondego e riqueza hídrica de Seia em exposição

Flyer_2Imagens da grande viagem do rio Mondego, desde a nascente até à foz, e dos seus afluentes no município de Seia em exposição no Posto de Turismo, de 31 de maio a 8 de Junho. A exposição é inaugurada no dia 31 de maio, pelas 16h.

 

 

 

Promovida pela Câmara Municipal de Seia e a Santa Casa da Misericórdia de Seia, a exposição é composta por um conjunto de fotografias do percurso do rio Mondego, da autoria do repórter fotográfico Luís Carregã, e de uma seleção de imagens da diversidade hídrica do concelho de Seia (fotografias de José Santos e do acervo da Fototeca Municipal), documentadas com textos do jornalista Paulo Marques. A exposição alusiva ao rio Mondego conta com o apoio do jornal as Beiras e a Águas do Mondego.

 

 

 

O Mondego é o maior rio nacional, recurso natural estruturante e fonte de muitas inspirações. O diminuto curso no município de Seia não invalida a sua importância (como o demonstra a construção iminente do aproveitamento hidroeléctrico de Girabolhos-Bogueira), a par da Serra da Estrela, onde nasce, na definição de um singular território de montanha.

 

Foi esse grande rio que, em 2012, o jornal Diário as Beiras percorreu, numa extensa e detalhada viagem “Da Nascente Até À Foz”. A reportagem então publicada deu origem a uma exposição itinerante, assente no impressivo registo fotográfico deste percurso.

 

Em paralelo, é também exposto um outro conjunto de imagens, que documentam a riqueza e diversidade hídrica do concelho. Aqui surgem, naturalmente, os rios Seia e Alva, mas também algumas das muitas ribeiras que, oriundas da serra, correm a desaguar nos cursos maiores.

 

Esta segunda mostra inclui, como não podia deixar de ser, uma incursão pelo sistema de barragens da Serra da Estrela, ou não tivesse este aproveitamento dos recursos hídricos sido pioneiro em Portugal, logo no início do século XX, para produção de electricidade, nas barragens do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *