Óbidos, Sociedade

Espaço Ó (re)nasce em Óbidos

Espaço ÓUm espaço, que não sendo novo, renasce em Óbidos. O que começou por ser um pequeno grupo de pessoas com vontade de fazer acontecer, tornou-se um sítio que cresceu dez vezes para além da sua área inicial. Porque o seu potencial, força e dinamismo, multiplicaram-se muito para além disto. Agora, nestes novos 4 mil metros quadrados caberão muitas mais ideias… E quem diz ideias, diz pessoas, que são elas quem as fazem acontecer.

 

A apresentação pública deste projeto está agendada para os dias 13, 14 e 15 de Junho. Falar-se-á do que tem sido feito e também do que irá acontecer no futuro próximo. Três dias com apresentações, inaugurações, exposições, concertos.

 

O anterior EPIC – Espaço para a Promoção da Inovação e Criatividade renasce como Espaço Ó. “Ó” de Óbidos, porque se pretende que seja um espaço para todos, para a comunidade, não só para os criativos, ou para os inovadores. Será um espaço onde se pretende agregar, precisamente, este público com a comunidade, com todos: artesãos, sapateiros, carpinteiros, os fazedores… Pretende-se integrar todos os que sabem fazer algo ou que têm uma ideia com os que podem apoiar o seu desenvolvimento, num espírito colaborativo.

 

O edifício tem como espaço principal, no piso 1, o COlab, que não deve ser encarado como um espaço em si, mas como um conceito, uma forma de gerir o espaço maior que é o espaço Ó. O COlab é uma forma de trabalhar. A área, com cerca de 120 metros quadrados, é constituída por três zonas distintas: área de produção, uma área de brainstorming e uma área de interação (comunicações e reuniões). É uma plataforma de trabalho, onde os utilizadores cooperam, partilhando espaço, ferramentas, tecnologias e desenvolvendo ideias mais eficientes. O espaço foi pensado para criar um ambiente propício ao processo criativo e produtivo.

 

No piso 0 do edifício encontra-se a LÓja, um espaço comercial de gestão partilhada, onde estarão à venda os produtos desenvolvidos pelos membros do COlab e também alguns produtos selecionados da região.

 

No piso -1 encontram-se disponíveis 3 oficinas, com apoio de copa, destinadas a artesãos e a trabalhos mais técnicos. Como todos, estes são espaços partilhados e não individuais.

 

Para além destas áreas de trabalho, existe também a área da antiga adega, destinada à realização de eventos, conferências ou exposições e que vai incluir mais uma livraria dentro do projeto Óbidos Vila Literária. Os utilizadores podem ainda contar com a Casa do Forno, onde podem aproveitar para produzir o catering para os eventos, ou produzir algum produto na área da gastronomia ou doçaria, como é o caso das recentes “Capinhas d’Óbidos”, uma broa resultante de uma antiga receita, agora recuperada e comercializada.

 

Para poder ter acesso ao Espaço Ó existem duas modalidades: “Residente COlab”, ou seja, utilizador diário de todas as áreas e com espaço de trabalho fixo, ou através do “Passe Ó”, atribuído por seleção a projetos ou ideias que sejam apresentadas e que a entidade gestora pretenda apoiar. São exemplos deste tipo de utilização projetos como o bordado de Óbidos, as jóias de bilros de Peniche, ou o projeto de calçado, atualmente conhecido por “estremmenhas”.

 

Um exemplo de sucesso aconteceu no âmbito do evento do Festival Internacional de Chocolate, foi criado um puzzle tridimensional em forma de ovo, feito em chocolate, que, segundo os autores, era “o presente perfeito para quem gosta de chocolate e surpresas com maior qualidade”.

 

De acordo com Pedro Reis, um dos autores do projeto, que envolve ainda Ana Paula Ferreira, Ana Varela, João Varela e Paulo Santos, houve “um processo de desenvolvimento, desde a conceção do protótipo e moldes via impressão em três dimensões, à criação do conceito, marca, embalagem e produção, tudo feito em Óbidos”.

 

Este é o “resultado de um projeto colaborativo nascido no COlab Óbidos”, sublinha o autor.

O objetivo é o utilizador poder beneficiar de ambos os espaços, para desenvolver ideias, para trabalhar em conjunto com pessoas de outras áreas, para receber apoio em domínios desconhecidos, para reunir com clientes, para produzir os seus produtos, para organizar uma exposição ou para vender as suas peças.

 

O espaço Ó é uma iniciativa do Município de Óbidos, em conjunto com o COlab de Óbidos e com o apoio do Parque Tecnológico de Óbidos, empresa Municipal Óbidos Criativa e Óbidos Vila Literária.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *