Estarreja, Sociedade

Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja 2014

banner_cmeTradicional sem deixar de ser arrojada, a edição de 2014 das Festas de Santo António, da Cidade e do Município amplia o seu espaço, da Praça Francisco Barbosa ao Parque Municipal do Antuã. Os festejos chegam no dia 6 de junho para animar a cidade até dia 15, com uma oferta cultural preenchida com concertos, mercado antigo, marchas, exposições, gastronomia regional, folclore, desporto e eventos promovidos pelas associações. Ala dos Namorados, Os Azeitonas e Galandum Galundaina garantem música de qualidade aos festejos deste ano. Serão por isso várias as oportunidades que os estarrejenses e visitantes têm para se divertir, com entradas livres.

 

As velhinhas “Festas da Vila”, hoje assumidas como de Santo António, da Cidade e do Município, são uma referência para Estarreja e para os estarrejenses, tendo a Câmara Municipal apostado este ano na sua requalificação e extensão para receber os estarrejenses e forasteiros, cada vez em maior número, num ato de celebração que se pretende distinto.

 

A Praça Francisco Barbosa acolhe os momentos mais tradicionais e populares. A marcante abertura das Festas de Santo António vai decorrer com todo o simbolismo no primeiro fim de semana. Na sexta, dia 6, com o concerto de David Antunes e Vanessa Silva, e no sábado, dia 7, com o emblemático espetáculo proporcionado pelas três Bandas Filarmónicas do concelho: Bingre Canelense, Club Pardilhoense e Visconde de Salreu.

 

O ex-libris dos festejos chega no dia 8, domingo, com o Mercado Antigo, que recua aos anos 20 a 40 do século XX, com dezenas de espaços de venda, produtos e trajes adequados à época, ressalvando-se mais uma vez a participação de coletividades e comunidade. A praça enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, dando ao histórico local muita animação como há cem anos se veria. O dia é animado com o Desfile Etnográfico e com o Festival de Folclore que reúne os 5 ranchos locais: Casa do Povo de Avanca, “As Tricaninhas de S Miguel de Fermelã”, “Tricaninhas do Antuã”, “Danças d’ Aldeia” de Pardilhó, e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros.

 

Marchas com mais de 7 centenas de figurantes

 

O tom festivo estende-se no fim de semana seguinte ao Parque Municipal do Antuã, onde terão lugar os grandes concertos e as Tasquinhas num espaço mais qualificado. Com abertura no dia 12, as 12 Tasquinhas de gastronomia típica ocorrerão com condições excecionais, recompensando o esforço das coletividades que nestes quatro intensos dias promovem a gastronomia regional. Na véspera do feriado municipal, também com nova localização, as Marchas Populares apresentam 8 grupos e mais de 7 centenas de marchantes. Este ano, o desfile percorre a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque Municipal do Antuã, proporcionando melhores condições para quem desfila e vem assistir ao espetáculo.

 

Concertos de bandas portuguesas de referência

 

Ala dos Namorados, Os Azeitonas e os Galandum Galundaina compõem o ramalhete destes dias festivos. A comemorar 20 anos de carreira, uma das mais prestigiadas bandas da música portuguesa, a Ala dos Namorados regressa com um disco em que revisita os grandes temas da sua carreira para ver ao vivo na sexta-feira, dia 13. Dispensa a banda que criou o sucesso “Anda Comigo Ver os Aviões”. “Os Azeitonas”, de Miguel Araújo, dão um concerto na noite de sábado, dia 14. Os Galandum Galundaina vêm de terras de Miranda para atuar no domingo, dia 15. São um dos mais modernos projetos da música tradicional do nosso país.

 

A semana é coroada no dia 13 de junho, feriado municipal, com a parte religiosa e a sessão solene do Dia do Município que decorrerá uma vez mais no Cine-Teatro Municipal.

 

 

[PRAÇA FRANCISCO BARBOSA]

6 junho sexta-feira

14h00 5º Encontro de danças folclóricas da CERCIESTA Cine-Teatro

17h30 Abertura da Exposição N’OZ Ilustração Biblioteca Municipal

21h30 Abertura da Exposição REENCONTRO

Escultura Paulo Neves | Pintura Joakin Pereyra Casa Municipal da Cultura

22h00 David Antunes & Vanessa Silva

 

7 junho sábado

21h30 Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Estarreja

XV Convívio Motard de Avanca (Org. Associação Amigos Motards)

 

8 junho domingo

Todo o dia (Início às 9h30) MERCADO ANTIGO 

11h00 Desfile Etnográfico   

16h00 Festival de Folclore

 

10 junho, terça-feira

15h00 25 º Torneio de Natação Cidade de Estarreja Complexo de Desporto e Lazer

 

 

[PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ]

12 junho, quinta-feira

19h00-1h00 Tasquinhas

21h30 Marchas de Santo António

(Av. 25 de abril e Alameda do Parque Municipal do Antuã)

23h30 Baile Popular com MJ

 

13 junho, sexta-feira (feriado municipal)

15h00 Sessão do Dia do Município Cine-teatro

17h00 Cerimónia Religiosa

19h-2h00 Tasquinhas

22h00 ALA DOS NAMORADOS

 

14 junho, sábado

50.º Aniversário do Mercado Municipal

12h30-2h00 Tasquinhas

22h30 OS AZEITONAS

 

15 junho, domingo

Todo o dia Feira de Artesanato Urbano

09h00 25.º Convívio do Grupo de Cicloturismo de Avanca (Org. Grupo de Cicloturismo de Avanca)

09h30 7º Passeio de Pasteleira concentração junto à Sede ACRAP (Org. Associação C. R. Amigos das Póvoas)

12h00-0:30 Tasquinhas

15h30 Grupo de música popular Trovas do Antuã

21h30 GALANDUM GALUNDAINA

 

OUTRAS ATIVIDADES

 

Dias 7 e 8

Encontro Solex (org. Clube Solexista)

 

Dias 13 a 15

15H-22H Exposição de Pintura e Imagens de Santo António, de José Mendonça

Casa das Artes do Rotary Club Estarreja | Sala José Mendonça (Antiga Escola Conde de Ferreira)

 

 

 

Website http://www.cm-estarreja.pt/festasmunicipio

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *