Cultura, Sardoal

Centro Cultural Gil Vicente em Sardoal recebe exposição “Álbum de Família”

Album_Famila“Álbum de Família” é o título da Exposição de Fotografia, da autoria de Nelson D’Aires, que vai ser inaugurada no próximo dia 31 de maio, sábado, pelas 18 horas, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal.

 

“Álbum de Família” é um projeto da Bolsa Estação Imagem 2012 que visa homenagear António Gonçalves Pedro, natural de Cabeça das Mós, Sardoal, mais conhecido como o “Fotógrafo de Mora” por ter sido nesta localidade que “uniu gerações e dedicou a sua vida à causa fotográfica”.

 

Este projeto nasceu a partir de um livro intitulado: “António Gonçalves Pedro, Fotógrafo de Mora”, com chancela da Câmara Municipal de Mora, publicado em 2003. Esta publicação é o resultado de um trabalho rigoroso de Luís Vasconcelos que, durante três anos, trabalhou na recuperação, observação e edição fotográfica de um arquivo com milhares de negativos que guarda mais de 50 anos da história de Mora em fotografias.

 

Atraído pela naturalidade, intimidade e mistério da história guardada nas fotografias de António Gonçalves Pedro, escolhidas e publicadas no livro acima mencionado, Nelson D’Aires sentiu a necessidade de desafiar a memória e encontrar, no presente, as pessoas retratadas no livro e de fotografá-las no momento presente, nos seus ambientes e nas circunstâncias de vida atuais.

 

Nelson D’Aires nasceu em Vila do Conde, em 1975.  Formado na área da construção civil como técnico de obras, abandonou esta actividade no final de 2005, para se estabelecer como fotógrafo independente. Dedicou-se à fotografia documental, cumprindo assim o desejo de se dedicar a tempo inteiro à pesquisa e ao desenvolvimento da Fotografia, que começou a aprender no ano de 2002 como autodidata. No seu currículo conta com inúmeros participações individuais e coletivas em exposições nacionais e internacionais e venceu diversos prémios na área do fotojornalismo. É membro do coletivo Kameraphoto, onde desenvolve trabalhos coletivos (exposições e livros) e colabora regularmente com publicações em reconhecidos periódicos.

 

A Bolsa Estação Imagem é um prémio criado pela Estação Imagem e pela Câmara Municipal de Mora com o objetivo de estimular a produção de livros e exposições de fotografia documental na região do Alentejo.

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *