Arouca, Turismo

Arouca assinala Semana Europeia de Geoparks 2014

cartaz agenda semana europeia 2014 2De 25 de maio a 8 de junho decorre, no território Arouca Geopark, a Semana Europeia de Geoparks 2014. Celebrada em todos os geoparks que integram a Rede Europeia, esta Semana pretende dar a conhecer os valores naturais e culturais desses territórios, junto da população em geral, turistas e visitantes, através de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas.

 

A dinamização de uma mostra de ciência, saídas de campo, ações de formação, desportos radicais, exposições, projeção de filmes, seminários e animação são algumas das atividades que integram a programação deste evento.

 

Destaque para a ação de formação «GEA – Terra Mãe: Interligações e soluções integradas» (31 de maio e 1 de junho), para o Dia do Geólogo (30 de Maio), para as ações com desportos radicais e para a Praça da Ciência (7 de junho).

 

 

«GEA – Terra Mãe: Interligações e soluções integradas»

 

No âmbito das Décadas das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e da Biodiversidade (2011-2020), promove-se esta ação de formação, destinada a professores, educadores, professores bibliotecários, jornalistas e técnicos de autarquia e de geoparks. Com limite de 25 participantes (inscrição gratuita, mas obrigatória e por ordem de chegada), decorrerá no auditório da biblioteca municipal de Arouca, no dia 31 de maio de 2014, das 10:00 às 17:00. No dia 1 de junho, entre as 9:30 e as 13:00, será complementada com uma visita de campo a alguns dos locais mais emblemáticos do Arouca Geopark, para uma abordagem aplicada aos conceitos da componente teórica.

 

 

Dia do Geólogo comemora-se a 30 de maio

 

«O geólogo vai à escola», mais concretamente à E.B.1 de Canelas (às 10:00) e à E.B.1 da Ponte de Telhe (às 14:00). Desmistificando a ideia de um cientista alheio dos aspectos pedagógicos, esta será uma forma de levar à ciência à escola de uma forma simples e didáctica. Ao longo do dia a Casa das Pedras Parideiras terá em exibição as ferramentas utilizadas pelo geólogo durante o trabalho de campo.

 

 

GeoRafting (24 de maio) e GeoPaintball (7 e 8 de junho)

 

Os desportos radicais também têm lugar na programação desta Semana, com a particularidade de aliarem à sua prática aspectos geológicos. Uma outra forma de conhecer as paisagens deslumbrantes e de aprender mais sobre o património único do Arouca Geopark, sempre com muita adrenalina à mistura.

 

 

Praça transforma-se em espaço de ciência

 

Experiências divertidas que envolvem aspectos relacionados com Saúde, Gastronomia, Biologia e Geologia, Física e Química, Electrónica, Ambiente e Energia vão ser feitas em mais uma edição da Praça da Ciência, dia 7 de junho, a partir das 10:00, na Praça Brandão de Vasconcelos. Nesta viagem pelo admirável mundo da ciência, de forma simples e através de fenómenos do nosso dia-a-dia, encontraremos o conhecimento científico.

A Praça da Ciência contará, ainda, com um Café com Ciência, pelas 16:00, com cientistas convidados.

 

 

 

A organização da Semana Europeia de Geoparks é da responsabilidade da AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca, contando com a participação do Comissão Nacional da UNESCO, Comité Português para o Programa Internacional de Geociências, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Fórum Português de Geoparques, Agrupamento de Escolas de Arouca, ADRIMAG/AroucaInclui, ECDC Portugal, Clube do Paiva, Teatro Experimental de Arouca, Teatro de Montemuro, Centro Cultural, Recreativo e Desportivo do Burgo e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *