Lamego, Sociedade, Turismo

Montra da Cereja da Penajóia regressa este fim de semana em Lamego

Cartaz_Montra_Cereja2014Conscientes da importância económica da cereja para o concelho de Lamego e para a região, a Associação AMIJÓIA – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia e a Câmara Municipal de Lamego, com o apoio de outras entidades, promovem no fim de semana de 24 e 25 de maio, na renovada Av. Dr. Alfredo de Sousa, a 4ª Montra da Cereja da Penajóia. Esta iniciativa quer divulgar e oferecer, a quem visita esta cidade, momentos de prazer e degustação deste fruto carnudo e doce. Está prevista a participação de 17 produtores que vão vender a cereja ao mesmo preço.

As cerejas da Penajóia são as primeiras em toda a Europa a aparecer no mercado. Têm um grande potencial gastronómico, podendo ser utilizadas na confeção de diversos produtos, diferenciadores e inovadores, como é o caso das compotas e dos licores. “Este ano, realizada num ambiente de alguma recuperação económica, acredito que o êxito deste certame se irá repetir mais uma vez, dando uma ajuda valiosa à economia dos pequenos agricultores do concelho que esperam escoar toda a produção que ali vão vender”, afirma Francisco Lopes, Presidente da autarquia.

Recorde-se que as anteriores edições da Montra da Cereja da Penajóia constituíram um enorme sucesso comercial, superando as expetativas iniciais da própria organização. No ano passado, foram vendidas em dois dias mais de cinco toneladas deste fruto.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *