Cultura, Lousã

Dia Internacional dos Museus na Lousã

2No âmbito do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e da Noite Europeia dos Museus, 17 de maio, os museus da Lousã estiveram abertos em horário alargado, das 9h30 às 23h30, no sábado, e das 9h30 às 20h, no domingo, com um programa diversificado..

 

A iniciativa teve como tema: “Museus: as coleções criam conexões”, momento para o qual os museus da Lousã prepararam uma grande variedade de iniciativas com o objetivo de reforçar ligações que ultrapassam a realidade intrínseca dos objetos, técnicas, valor simbólico, emocional e imaterial, situando os museus como locais de encontro de culturas e vivências sociais únicas.

 

No sábado, teve lugar no auditório do Museu Álvaro Viana de Lemos o colóquio “Das Colónias para a Metrópole, o olhar de quem voltou”, organizado pela Cooperativa Trevim e inserido nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

 

À noite, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques teve lugar o sarau Musical promovido pela Associação Adras e pelo projeto “Dou mais tempo à vida”, tendo a iniciativa contado com a presença de mais de 100 pessoas.

 

Ao mesmo tempo, no museu Álvaro Viana de Lemos decorreu a iniciativa “Esta noite o Museu é seu…”, onde os visitantes aproveitaram a noite para apreciar tanto os espaços interiores (sala de arqueologia, pintura e exposição temporária sobre o 25 de Abril) como o espaço exterior.

 

No domingo, das 9h30 às 20h decorreu uma sessão de “Screening – Videoarte” e das 10h às 16h o museu aderiu a um projeto experimental, elaborado pelo artista Sérgio Eliseu, onde o visitante pode ver as obras de uma perspetiva diferente e até fazer parte das mesmas.

 

A encerrar as Comemorações do Dia Internacional dos Museus, teve lugar, no Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos, a atuação do grupo “Latin Pearls”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *