Cultura, Torres Vedras

Concerto de música clássica da “Temporada Darcos” no Teatro-Cin​e de Torres Vedras

A Bicicleta do PoetaA Bicicleta do Poeta vai andar pelo palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 24 de maio, pelas 21h30, no âmbito da Temporada Darcos 2014.

A propósito deste concerto, que será levado a cabo pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos, atente-se ao seguinte texto de enquadramento do mesmo, da autoria do diretor artístico da Temporada Darcos, o maestro e compositor torriense Nuno Côrte-Real: “Lá vai a bicicleta do poeta em direção ao símbolo, por um dia de verão exemplar –  assim escreve o poeta Herberto Helder, num dos seus poemas de Cinco Canções Lacunares, que serve de inspiração a este concerto, e à peça para violoncelo solo de N. Côrte-Real, com interpretação de Filipe Quaresma. Aproveitando o movimento pedalar do poeta, o Ensemble Darcos encomendou ao compositor José Eduardo Rocha, uma nova obra para quarteto com piano, desafio prontamente aceite, e que será, ao ritmo dos pedais, estreada com grande velocidade neste concerto cada vez mais estonteantemente rápido! E a bicicleta ultrapassa o milagre, e assim, W. A. Mozart, talvez o mais prodigioso de todos os compositores, também ele parece que ultrapassou o milagre deixando uma obra brilhante, da qual se irá interpretar o quarteto com piano em Mi bemol maior, tonalidade propícia ao andamento circular! E o poeta dá à pata como os outros  animais, e assim deu à pena, ou à esferográfica, se fosse hoje, o grande, universal, imenso, magnífico e genial, J. S. Bach, escrevendo uma das suas muitas centenas de obras, a sonata para viola da gamba e cravo, nº 1, em Sol maior, interpretada de pulmões às costas, numa versão para viola e piano. E o poeta, afinal mais mortal do que os outros animais, dá à pata nos pedais para um verão interior”.

 

O programa do concerto A Bicicleta do Poeta é o seguinte:

 

 

J. S. Bach (1685-1750)

Sonata nº 1 em sol maior para viola e cravo, BWV 1027 I. Adagio II. Allegro ma non tanto III. Andante IV. Allegro moderato

J. Eduardo Rocha (1960-) Quarteto com piano, op. 49 (encomenda da Temporada Darcos)

I. Sonata ABC

II. Minimal Landler

III. Scherzo à la Mode

IV. Adagio Espiritual

V. Rondo-Valsa Triste

 

pausa

 

N. Côrte-Real (1971-)

A bicicleta do Poeta, op. 46 para violoncelo solo

W. A. Mozart (1756-1792)

Quarteto com piano, em Sol menor, K. 493 para violino, viola, violoncelo e piano I. Allegro II. Andante III. Rondo

 

Neste concerto o Ensemble Darcos será constituído por: George Hlawiczka (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo) e Hélder Marques (piano).

Recorde-se que a Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular no panorama artístico nacional, na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência, e em que um grupo musical – o Ensemble Darcos – está durante determinados períodos em residência artística num equipamento cultural – no Teatro-Cine de Torres Vedras. De realçar que têm participado na Temporada Darcos cantores líricos portugueses de excelência, nomes de relevo do panorama musical nacional como comentadores, bem como atores, encenadores e videastas, para além de no decorrer da mesma já se terem estreado diversas obras musicais que terão seguramente no futuro um caráter histórico. Os espetáculos desta temporada são quase todos interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, sendo na sua larga maioria no Teatro-Cine de Torres Vedras. Com uma formação-base, o Ensemble Darcos tem contado ao longo da referida temporada com a colaboração de músicos e agrupamentos musicais de reconhecido valor oriundos de diversos países. Refira-se também que no âmbito da Temporada Darcos têm-se realizado concertos abertos em diversos locais, principalmente no concelho de Torres Vedras, os quais são por norma transmitidos na Antena 2.

A Temporada Darcos tem como hotel oficial o Hotel Golf Mar.

O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto A Bicicleta do Poeta é de 5 euros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *