Celorico de Basto, Turismo

Celorinho Tinto de Celorico de Basto destacou-se na I Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Turismo

feira d vinhos“Celorinho Tinto” marca de vinhos sediada em Celorico de Basto ganha grau Ouro no concurso de vinhos na I Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Turismo, que teve lugar em Braga, nos dias 16, 17 e 18 de maio.

 

O “Celorinho Tinto” pertence á empresa Pé de Limão Unipessoal, Lda que viu em Celorico de Basto o concelho ideal para se fixar na produção vitivinícola e o sucesso da marca marcou pontos na I Feira do Vinho Verde.

 

Esta empresa, de cariz familiar, apostou na vitivinicultura em Celorico de Basto, a partir do ano 2000, produzindo e comercializando a sua própria produção de vinho, numa região demarcada para a produção de vinho verde de qualidade. Neste caso concreto o “Celorinho Tinto” é um vinho que se caracteriza por uma cor vermelho rubi, bastante frutado, volumoso, com paladar aveludado e encorpado, tendo uma acidez agradável, resultante do cruzamento de várias castas tintas, nomeadamente as castas vinhão, padeiro de basto e azal tinto.

 

“Celorico de Basto é um concelho com as características próprias para a produção de vinho verde de qualidade já amplamente destacado, com prémios internacionais, nos diferentes concursos em que participam. Neste momento, a Rota do Vinho Verde inclui este concelho como um dos mais apetecíveis para quem gosta de apreciar vinho de qualidade, e está a caminhar a passos largos para se adaptar a realidades diferentes como o enoturismo. Uma setor do turismo cada vez mais apreciado e procurado por turistas de todo o mundo. Efetivamente, Celorico de Basto dispõe de quintas de perder de vista, com adegas adaptadas, com tecnologia de ponta, e gente qualificada que compete igualitariamente com os melhores produtores de vinho”, salientou o autarca, Joaquim Mota e Silva.

 

Para além desta marca, outras marcas, com palmarés internacional, marcaram presença no certame. Refira-se a Escola Profissional de Fermil, Quinta das Escomoeiras, Infusa – Vinho Verde da Quinta, Quinta de Santa Cristina e a Quinta de Soutelos. As compotas da Casa do Agricultor, produto local de referência, também se fizeram representar na iniciativa promovida pela InvestBraga.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *