Póvoa de Lanhoso, Sociedade, Turismo

Póvoa de Lanhoso promove Feira Quinhentis​ta de 15 a 18 de mai

cartaz feira quinhentistaDe 15 a 18 de maio, a Vila da Póvoa de Lanhoso recebe a Feira Quinhentista, na Praça Eng. Armando Rodrigues. Esta iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição dos Forais Novos e compreende um desfile histórico, teatro, jogos tradicionais e dança.

 

“O período que vai de 15 a 18 será o topo da pirâmide das comemorações”, considera o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes. “O objetivo é não só mostrar um pouco daquilo que era uma Feira à época, mas fundamentalmente mostrar aquilo que somos hoje enquanto município que tem dinâmicas e que vale a pena visitar; enquanto município que tem gastronomia, que tem atrativos para que as pessoas, sobretudo dos municípios vizinhos, possam passar aqui momentos agradáveis”, refere ainda.

 

Esta Feira, que irá funcionar entre as 10h00 e as 24h00 e entre as 10h00 e as 20h00 (no dia 18), surge numa dinâmica concertada com a Associação dos Artesãos da Região do Minho,  com o objetivo de transformar espaços públicos da Vila Povoense num Mercado Quinhentista através da recriação de quadros que apelam ao imaginário das vivências locais no século XVI, a par de outras dinâmicas.

 

Das comemorações dos 500 anos da outorga do foral de D. Manuel I às Terras de Lanhoso, realce para a encenação da leitura e entrega da Carta de Foral ao Senhor de Lanhoso, para o desfile histórico, para o julgamento de infiéis, que, para além dos atores profissionais, contam com o envolvimento de diversas instituições e comunidade local.

 

Da programação agendada para os dias 15, 16, 17 e 18 de maio, destaque ainda para os espetáculos de fogo e para as diversas personagens mirabolantes de cariz litológico e histórico, sendo que esta Feira Quinhentista apresenta igualmente um vasto programa de animação, de enorme qualidade a nível europeu.

 

A Equipa Maravilha, como é designada, é composta pelas seguintes companhias: ANIMAMUNDY, MALATITSCH, AGAPE, OFICINA DO VELHO OFÍCIO. Conta ainda com o grupo musical CORNALUSA e com o músico Abel Gonçalves, afamado trovador de cantigas de escárnio e maldizer.

 

De lembrar que, a 4 de janeiro de 1514, D. Manuel I, o rei venturoso, atribuiu o Foral Novo ao concelho de Lanhoso. O Município assinala os 500 anos sobre esta data histórica com um programa comemorativo ao longo do ano de 2014.

 

Esta Feira Quinhentista complementa a realização do Congresso “Forais Novos Manuelinos – História do Município e Municipalismo Português”, que decorre de 15 a 17 de maio no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso.

 

Programa da Feira Quinhentista:

 

  • ·        Quinta-feira, 15 de maio

10h00- Abertura e funcionamento da Feira

16h00- Encenação e Leitura da Carta de Foral ao Senhor das Terras de Lanhoso

16h30- Dança Renascentista – Centro Comunitário do Vale do Cávado

22h00- Espetáculo de Fogo “A Chama da Ninfa”- MALATITSCH

  • ·        Sexta-feira, 16 de maio

10h00- Abertura e funcionamento da Feira

21h30- Comédia Quinhentista “1514”- Club de Teatro- Theatro Club- Município da Póvoa de Lanhoso

23h00- Espetáculo “Fogo Oriental”- AGAPE; MALATITSCH; ANYMAMUNDY; CORNALUSA

  • ·        Sábado, 17 de maio

10h00- Abertura e funcionamento da Feira

15h00- Desfile histórico com as gentes das Terras de Lanhoso (pelas artérias principais da Vila da Póvoa de Lanhoso)

16h00- Encenação e Leitura da Carta de Foral ao Senhor das Terras de Lanhoso

22h00- Espetáculo “O Julgamento dos Infiéis” – AGAPE

22h30- Queimada Galega

23h00- Espetáculo de Fogo “Diabos”- ANYMAMUNDY

 

  • ·        Domingo, 18 de maio

10h00- Abertura e funcionamento da Feira

12h00- Anúncio do cerimonial de casamento, onde se convidam todos os habitantes das Terras de Lanhoso a estarem presentes

15h30- Casamento camponês século XVI

18h00- Cerimónia de Encerramento (pequenos excertos de todos os momentos cénicos e criativos que decorreram nestes quatro dias)

20h00- Encerramento

 

A Feira Quinhentista decorre na Praça Eng. Armando Rodrigues das 10h00 às 24h00, tendo animação permanente:

 

– Grupo musical CORNALUSA; Trovador (Abel Gonçalves); Artes Circenses; Espetáculos de fogo; Mostra de Armas/Instrumentos de Tortura; Oficina de Ferreiro; Cozinha Medieval; Jogos Tradicionais; Dança Oriental; Música; Bruxos; Leprosos; Bobos/Saltimbancos; Ciganas do Outro Mundo; Seres dos Mares; etc..

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *