Sociedade

Milhares de gerberas na inauguração do Montijo Lugar de Encontros

DSC_8454A inauguração do Montijo Lugar de Encontros 2014 teve lugar no sábado, dia 10 de maio, no Jardim Casa Mora, com a iniciativa “Vamos Florir a Casa Mora”, um evento que deu um colorido especial à cidade. Milhares de gerberas, no gradeamento do Jardim Casa Mora, foram pretexto para a construção de um moral de flores por todos aqueles que visitaram o espaço e, com o seu gesto, reafirmaram a cidade do Montijo como a Capital da Flor.

 

Este foi o ‘pontapé de saída’ , que deu início ao segundo ano consecutivo do projeto Montijo Lugar de Encontros, que animará os fins-de-semana (sexta-feira e sábado) do Montijo através de uma programação diversificada, com ponto de encontro no Jardim Casa Mora, na Praça da República e em outros locais do concelho.

 

A iniciativa surge de uma parceria entre a Câmara, a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo e as juntas de freguesia. O objetivo é dinamizar equipamentos e espaços públicos, apoiar as atividades culturais de interesse para o município e envolver as forças vivas representativas da realidade socioeconómica, cultural e desportiva do concelho.

 

“Fazer do espaço público urbano um palco de criatividade e de pluralismo tornam este projeto, ‘Montijo lugar de encontros’, uma referência na nossa terra” referiu Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo.

 

“Montijo lugar de Encontros” conta com uma programação cultural e turística diversificada, que inclui a música, a dança, o teatro, a gastronomia, o artesanato e as caminhadas pelo campo, recordou o autarca, que apelou à participação de munícipes e visitantes para transformar a iniciativa num lugar de encontros e reencontros das pessoas com as artes, a natureza e a cultura, com o envolvimento das forças vivas da cidade.

 

O autarca destacou, ainda, a importância do pluralismo e da diversificação de atividades no desenvolvimento de uma comunidade plural, dinâmica e desenvolvida. Com esta iniciativa, segundo o autarca, “pretende-se construir, um concelho cada vez mais tolerante e criativo, pois este é um dos eixos estruturantes da nossa ação politica”.

 

Durante o dia, a Arte Floral esteve presente através de um Workshop, assim como as Flores Comestíveis foram das principais atrações. O evento foi animado com a música do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM).

 

À noite, a Praça da República, recebeu um concerto da Banda da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes (AMUT).

 

Paralelamente à programação municipal, a Câmara coloca à disposição de todos os cidadãos, instituições públicas ou privadas, a utilização dos espaços municipais para o desenvolvimento de iniciativas promotoras da participação ativa dos cidadãos.

 

Para este mês de maio, estão prevista iniciativas da responsabilidade de diferentes entidades, tais como, a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais, o Ateneu Popular do Montijo, a Associação Amigos do Campo e Aventura, a Confraria da Carne de Porco, o Conservatório Regional de Artes do Montijo e o Grupo Mãos à Obra, que se juntaram ao projeto para fazer do Montijo um verdadeiro Lugar de Encontros!

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *