Cultura, Torres Vedras

Mar vai ser mote para a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus em Torres Vedras

Noite e Dia dos Museus 014A Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus vão ser mais uma vez assinalados no Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras.

 

Esta primeira efeméride vai ser comemorada no dia 17 de maio, neste espaço, com um jantar temático de bacalhau, a partir das 20h, a que se seguirá a projeção do filme A Campanha do Argus e visitas guiadas às exposições que têm estado patentes no mesmo, estando ainda simultaneamente patente uma pequena exposição de peças de cerâmica da autoria da ceramista torriense Olga Neves.

No dia seguinte será a vez do Dia Internacional dos Museus ser comemorado. No mencionado equipamento cultural municipal, entre as 10h e as 18h, serão de novo proporcionadas visitas guiadas às exposições patentes no mesmo bem como um workshop de modelação de cerâmica, com recurso a elementos marinhos, para elaboração de um painel cerâmico, orientado por Olga Neves e destinado a famílias (20 adultos e 20 crianças no máximo). A partir das 13h haverá um almoço, que terá mais uma vez como temática o bacalhau.

O mar e em especial o peixe e o bacalhau serão, assim, o elemento central destas atividades, já que na exposição temporária e na permanente do Museu Municipal Leonel Trindade poder-se-á encontrar referências a ictiologia e descobertas paleontológicas interessantes de peixes, nas refeições irão pontuar diversas propostas confecionadas com base no bacalhau, um elemento há séculos muito utilizado na gastronomia portuguesa, haverá a possibilidade de se assistir a um filme sobre a pesca na Terra Nova e ainda de se participar num workshop de cerâmica que incidirá na temática marinha.

O custo individual dos referidos jantar e almoço é de 25€ (adultos) e 12,50€ (crianças entre os 6 e os 12 anos), devendo as inscrições para os mesmos ser efetuadas pelo e-mail: jantarescomhirtoria@gmail.com. A respetiva ementa é preparada pelos restaurantes Saborear, Moinho do Paul, Adega do Miguel e BOC Império.

De referir que parte da receita do jantar reverte para o restauro de uma peça do Museu Municipal Leonel Trindade.

Estas atividades contam com o apoio das empresas Bacalhau – Constantinos, SA e Ribeiralves, Lda e a colaboração da Câmara Municipal de Ílhavo e da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa.

Recorde-se que a Noite Europeia dos Museus, que já vai na sua 10.ª edição, consiste na abertura de milhares de museus em toda a Europa durante o período noturno. Concebida com um espírito festivo e de convivência pela Direção dos Museus de França, esta efeméride tem como objetivo dar a conhecer o trabalho dos museus e cativar novos públicos para os mesmos. Já o Dia Internacional dos Museus, criado em 1977, decorre por todo o mundo promovido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, tendo também objetivos semelhantes. Estas comemorações têm contribuído para que as visitas aos museus se tornem parte dos hábitos culturais das comunidades.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *