Saúde, Sociedade, Turismo, Vila Real de Santo António

VRSA estabelece parcerias inovadoras com municípios mexicanosnas áreas da saúde, desenvolvimento e turismo

 

Reunião_Executivo Mérida (1)O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, concretizou na passada semana, no México, diversos protocolos de colaboração nas áreas sociais, da saúde, da educação e do desenvolvimento tecnológico.

 

 

 

As iniciativas inserem-se numa visita de trabalho do presidente da autarquia vila-realense e de diversos empresários e investidores nacionais aos estados mexicanos de Yucatán e Quintana Roo e aos municípios de Cancún, Merida, Valladolid e Progresso.

 

 

 

Durante esta visita, que se prolongou até ao dia 11 de maio, foi já assinado um acordo de intenções entre o grupo farmacêutico Telhabel e diversos investidores locais para fornecimento de produtos médicos e farmacêuticos e estabelecidos contactos para futuras oportunidades de investimento.

 

 

 

Em Mérida – capital do Estado de Yucatán – a comitiva portuguesa foi recebida pelo autarca local, Renán Barrera, tendo sido estudadas diversas parcerias culturais entre VRSA e a cidade anfitriã.

 

 

 

Em carteira está mesmo a possibilidade de a cidade pombalina vir a estabelecer protocolos de geminação com os municípios mexicanos de Mérida e Progresso, tendo em consideração as características comuns ao nível do património histórico e arquitetónico dos centros históricos destas cidades.

 

 

 

Na ocasião, Luís Gomes, também presidente da Rede Iberoamericana de Cidades Médias, deu a conhecer as potencialidades do vasto património histórico de VRSA e enumerou as múltiplas parcerias que têm sido levadas a cabo com diversos países latinos, nomeadamente com Cuba.

 

 

 

Em Mérida, foram ainda estabelecidos contactos com a secretaria de desenvolvimento social e apresentados projetos inovadores já implementados em VRSA na área social, tendo como objetivo criar sinergias nas áreas do desenvolvimento e cooperação.

 

 

 

Também esta semana, o presidente da autarquia vila-realense visitou o porto de Manzanillo, um dos mais importantes da américa-latina em movimento de contentores, e conheceu diversos equipamentos nas áreas da biotecnologia, tecnologias de informação, logística, saúde e energia.

 

 

 

Foram ainda estabelecidas reuniões com o secretário de Desenvolvimento Económico, trocadas experiências nas áreas náutica e tecnológica e partilhadas estratégias ao nível da requalificação urbana, conservação e ordenamento do território.

 

 

 

Neste âmbito, foram apresentadas por Pedro Alves, administrador da empresa municipal SGU, o conjunto de intervenções do município no centro histórico de VRSA, tendo sido estudada a possibilidade de exportar esse know-how para cidades como Valladolid e Mérida.

 

 

 

A programação da visita de trabalho contempla ainda um périplo de reuniões na zona turística de Cancún – Estado de Quintana Roo – onde estão agendados encontros com o autarca daquela importante zona turística, bem como com o secretário do turismo local.

 

 

 

Nestas reuniões, estão a ser dadas a conhecer as áreas estratégicas de investimento no Algarve em geral, e em Vila Real de Santo António em particular.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *