Educação, Sociedade, Torres Vedras

Transições escolares vão ser abordadas nas Conversas com Pais em Torres Vedras

conversas-com-pais“Transições escolares mais positivas” é o tema da próxima sessão do projeto Conversas com Pais que se realiza no dia 16 de maio, pelas 21h30, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

O psicólogo Vítor Alexandre Coelho, que é coordenador do projeto Atitude Positiva será o orador desta sessão. A propósito da sua temática é referido que “as transições escolares são alturas de grandes alterações na vida de uma criança ou adolescente. As várias transições trazem desafios diferenciados, levando os alunos a confrontarem-se com a necessidade de lidar com novos colegas, mais professores, mais disciplinas, novas regras e maior autonomia, muitas vezes, ao mesmo tempo que é reduzida a rede de apoio familiar e comunitário”.

Nesta sessão será discutido o que os pais podem fazer no dia-a-dia para ajudarem os seus filhos a terem transições mais positivas e apresentarem maior sucesso escolar e menor absentismo. Será também brevemente apresentado o Programa Transição Positiva, parte do Projeto Atitude Positiva do Académico de Torres Vedras, que ao longo dos últimos 9 anos tem tentado ajudar os alunos de escolas de 1.º ciclo do ensino básico de fora da cidade de Torres Vedras a terem uma transição mais positiva para o 2.º ciclo do ensino básico nos estabelecimentos de ensino da mesma.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *