Saúde, Sociedade, Vila Real de Santo António

Inauguraçã​o do Centro Médico Internacio​nal de VRSA assinala celebraçõe​s do dia da cidade

Cartaz_Comemorações Fundação VRSA_13 de maio 2014-page-001Vila Real de Santo António assinala, no próximo dia 13 de maio, o 240º aniversário da sua fundação com um programa cultural, musical e a habitual sessão solene, durante a qual será inaugurado o Centro Médico Internacional de VRSA, uma estrutura de excelência que trará para a cidade um conjunto de serviços médicos inovadores, desenvolvidos em parceria com os serviços de saúde cubanos.

 

O centro médico está integrado no Grupo Hospital Particular do Algarve e ficará localizado na nave do Complexo Desportivo de VRSA.

 

Além de oferecer um serviço de atendimento permanente, várias especialidades médicas e meios complementares de diagnóstico, o equipamento pretende afirmar-se como uma referência nacional e internacional para o estágio de equipas e atletas, inclusive com certificação pelo Centro de Preparação Olímpica e pela Federação Internacional de Atletismo.

 

As celebrações da fundação de VRSA iniciam-se no dia 10 de maio com a abertura da Feira Histórica, às 10h00, na Praça Marquês de Pombal. Até 13 de maio, entre as 10h00 e as 23h00, a Praça recua à Idade das Luzes, com um conjunto de recriações de época.

 

Também no dia 10, a principal sala de visitas da cidade recebe o Festival de Bandas Filarmónicas, com um espetáculo às 21h30. No dia seguinte, às 21h30, tem lugar a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha.

 

No dia 13 de maio, feriado municipal, as celebrações iniciam-se com a Sessão Solene Comemorativa da Fundação de VRSA, no Pavilhão Multiusos (Complexo Desportivo), às 9h30.

 

Também durante a sessão solene será apresentado o programa de homenagens a António Rosa Mendes e entregues diplomas aos funcionários com mais de 25 anos de serviço e aos alunos e atletas do concelho que mais se destacaram no ano letivo e desportivo anterior.

 

Pelas 12h00, será inaugurado o Centro Médico Internacional, na Nave Desportiva de VRSA, enquanto às 13h00 será atribuído o nome de António Rosa Mendes ao Arquivo Histórico Municipal.

 

Também no dia 13, às 18h00, realiza-se o Cortejo Histórico e Etnográfico, cujo percurso, com início no Arquivo Histórico Municipal, percorrerá as principais ruas da cidade e terminará na Praça Marquês de Pombal.

 

A programação do dia da cidade encerra às 21h30 com um espetáculo comemorativo da fundação de VRSA.

 

As celebrações terminam no dia 14 de maio, às 18h00, no Arquivo Histórico Municipal, com a apresentação do livro «Os 500 anos da fundação de Arenilha», de Fernando Pessanha

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *