Educação, Lamego, Sociedade

Construção europeia explicada aos alunos da Latino Coelho em Lamego

Dia_Europa_Liceu2014O Dia da Europa está a ser celebrado este ano no concelho de Lamego com a realização de várias atividades pedagógicas. A 5 de maio último, o Centro de Informação Europe Direct, em parceria com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, promoveu a iniciativa “A Europa mais perto!”, subordinada a duas temáticas muito pertinentes: “A União Europeia: Génese e Evolução” e “Energia e Alterações Climáticas”.

Com a presença de 80 alunos no auditório daquele estabelecimento escolar, a organização convidou os oradores Álvaro Bonito (Presidente da ESTGL) e Paula Santos (membro da rede Team Europe) que recordaram a génese e a evolução da União Europeia, com o objetivo de contribuir para o reforço da ligação entre os estudantes e a Europa. Na segunda parte, o encontro debateu a problemática do aquecimento global numa perspetiva construtiva, geradora e motivadora de iniciativas por parte dos participantes.

Presente na cerimónia, Marina Valle, vereadora da Câmara Municipal de Lamego com os pelouros da Cultura, Educação e Desporto, sensibilizou os alunos para a atualidade destes temas, sublinhando a importância dos mais novos conhecerem o processo de construção europeia. A autarca inaugurou depois a exposição de trabalhos escolares dedicada a “Portugal e a Europa: uma história contada através dos selos portugueses”, que pretende alertar o público jovem para o processo de integração de Portugal no seio das comunidades europeias.

A iniciativa “A Europa mais perto!” é o mote para um conjunto de várias sessões de informação, exposições e debates que se vão realizar no âmbito das comemorações do Dia da Europa que culminam a 9 de maio, no Teatro Ribeiro Conceição, com a apresentação da sessão de informação “Volta de Apoio ao Emprego”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *