Cultura, Póvoa de Varzim, Sociedade

Branco e Negro: Exposição e desfile na Póvoa de Varzim

image002Fotografias e Trajes de cerimónia em ritos de passagem: Batizado, Comunhão e Casamento vão estar em exposição no Museu Municipal.

Ao longo dos anos muitas pessoas foram oferecendo trajes antigos de família ao Museu, com o fim de preservarem, para a comunidade, vestígios ilustrativos de um passado e de uma vivência sempre em mutação. Muitos desses trajes (entre finais do séc. XIX – até inícios do séc. XXI), bem como as fotografias de ocasião vão estar expostos, no Museu Municipal. A inauguração da exposição será no dia 17 de maio, sábado, às 21h30, e contará com um desfile de alguns dos trajes.

Entre as peças destacam-se os trajes usados nos momentos mais importantes da vida – os ritos de passagem – como a “roupinha” usada no Batizado, a primeira camisinha e touca usada pelo bebé, a roupa da Comunhão, ou o traje usado no dia de casamento pela noiva e noivo, mas também pelos meninos das alianças, damas de honor e madrinhas. Nesta última, espelha-se com clareza o evoluir das modas, os grupos sociais e a riqueza de cada um. Até à atualidade, o casamento é um dos momentos em que, obrigatoriamente, se realiza uma fotografia de ocasião e se guarda, com orgulho toda a indumentária, ou parte dela.

Tendo em vista a participação da comunidade nesta mostra, e viando a sua beneficiação e enriquecimento, o Museu Municipal solicita o empréstimo, depósito ou doação de objetos, fotografias, estampas, correspondência, publicações, assim como todos os elementos que se relacionem com este tema, mas também com o traje histórico e tradicional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *