Évora, Sociedade

Évora vai fazer parte do programa de voluntariado para o património mundial de 2014

Group photo WeimarO Município de Évora apresentou à UNESCO, no final do ano de 2013, um projeto de voluntariado para o Património Mundial, sob o signo «Ações para a Sustentabilidade». Com a aprovação do projeto, Évora é o primeiro Município que granjeia a entrada no Programa, que funciona, à escala global, desde o ano de 2008, e fez-se representar na reunião de preparação internacional que teve lugar na Alemanha, entre os dias 23 a 27 de Abril.

 

Centrado na temática da técnica tradicional, neste caso da caiação, decorrerá entre os dias 18 a 31 de Maio em diversos locais do Centro Histórico, constituindo-se equipas de voluntários locais e internacionais.

 

Nas associações locais, o Município conta com a colaboração da Associação Académica da Universidade de Évora, a Associação Lua aos Quadradinhos, o Grupo Coral Seistetos, o Conselho Regional de Évora do Corpo Nacional de Escuteiros, e a Juventude Socialista.

 

Pretende-se dar a conhecer a prática da preparação e aplicação da cal, contribuindo, em paralelo, para a limpeza e recuperação da imagem da cidade, através de um conjunto de intervenções que visam a consciencialização da comunidade local para a necessidade de preservação do espaço classificado de Évora.

 

É um projeto de voluntariado que se assume pioneiro no contexto nacional, não só por constituir o primeiro projeto português integrado no Programa de Voluntariado da UNESCO, mas por ser também o primeiro lançado por um Município desde que o Programa foi iniciado.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *