Cultura, Torres Vedras

Café com Filmes prossegue no Teatro-Cine de Torres Vedras

antes da meia noiteO ciclo Café com Filmes, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Académico de Torres Vedras, no Teatro-Cine de Torres Vedras, vai prosseguir.

Os próximos filmes a serem exibidos no âmbito deste ciclo são os seguintes:

 

8/5 | 21h30 | Antes da Meia-Noite, de Richard Linklatter (EUA, 2013) | Sinopse: “Jesse e Celine conheceram-se na altura dos seus vinte anos em Antes do Amanhecer  (1995) e voltaram a encontrar-se quando tinham trinta anos em Antes do Anoitecer (2004). Agora, em Antes da Meia-Noite, eles enfrentam o passado, o presente e o futuro, a família, o romance e o amor. Antes de soar a meia-noite, a história dos dois irá tomar um novo rumo”. Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick, Athina Rachel Tsangari, Yota Argyropoulou e Ariane Labed.

 

22/5 | 21h30 | Balaou, de Gonçalo Tochas (Portugal, 2007) | Sinopse: “Faz agora sete meses que a Blé, a minha mãe, morreu. Estou em frente do mar de S. Miguel, Açores, a terra da família distante. Encontro a tia-avó Maria do Rosário, 91 anos, à procura do seu momento para partir. Fala-me de Deus. À sua volta, os bebés nascem. Todos passam pelo mar da ilha, negro, vulcânico. É aqui que encontro a Florence e o Beru, um casal francês que todos os anos cruza o Atlântico no Balaou, um barco à vela. Convidam-me a continuar a viagem com eles. Mando fora o bilhete de avião e faço-me ao mar alto”. Depois de no ano passado se ter apresentado o É Na Terra Não é na Lua no Café com Filmes e ainda antes do lançamento do novo A Mãe e o Mar, é agora oportunidade para se assistir à primeira longa-metragem de Gonçalo Tocha e de se poder estar à conversa com este realizador. Balaou foi distinguido no Festival IndieLisboa 2007 com os prémios de “Melhor Filme” e “Melhor Fotografia”.

 

6/6 | 21h30 | Os Gatos Persas, de Bahman Ghobadi (Irão, 2009) | Sinopse: Recém-saídos da prisão, dois jovens músicos, um homem e uma mulher, decidem formar uma banda. Juntos, eles andam pelo submundo de Teerão à procura de outros músicos. Proibidos pelas autoridades de tocarem no Irão, eles planeiam escapar à sua vida clandestina e sonham em tocar na Europa. Porém, sem dinheiro e sem passaportes, nada será fácil. Elenco: Ashkan Koshanejad, Hamed Behdad e Negar Shaghaghi.

 

13/6 | 21h30 | 2001: Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick (EUA, 1968) | Sinopse: “2001: Odisseia no Espaço é uma contagem decrescente para o amanhã, um mapa das estradas para o destino humano, uma busca do infinito. É um feito visual deslumbrante, vencedor de um Óscar, um drama envolvente do homem contra a máquina, uma incrível fusão de música e movimento. Pode ser obra de génio do realizador Stanley Kubrick (que coescreveu o argumento com Arthur C. Clarke) e seguramente entusiasmará, inspirará e encantará as gerações futuras. Para começar a sua viagem no futuro, Kubrick visita o passado pré-histórico dos nossos antepassados macacos, depois salta milénios (através de um dos mais espantosos cortes que já se imaginou) até ao espaço colonizado, e por fim introduz o astronauta Bowmon (Keir Dullea) em territórios inexplorados do espaço, talvez até na eternidade. «Abre a porta, HAL.» Que o temor e o mistério de uma jornada, como nenhuma outra, comece. Elenco: Keir DulleaGary LockwoodRobert BeattyVivian KubrickWilliam SylvesterDaniel Richter, Douglas RainLeonard Rossiter. Esta sessão realizar-se-á ao ar livre.

                                     

 

O ciclo Café com Filmes parte da tradição de Torres Vedras na área do cinema, nomeadamente de um passado cineclubista. É objetivo da iniciativa lançar e dinamizar um conjunto de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo mediante a exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo e a sociedade, para a descodificação da linguagem e para a formação de novos públicos.

O visionamento dos filmes deste ciclo tem um custo de 2 euros (1 euro para os espetadores pertencentes ao Grupo de Amigos do Teatro-Cine de Torres Vedras e sócios do Académico de Torres Vedras).

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *