Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa assinala Dia Internacio​nal de Sensibiliz​ação para o Ruído

image002Comemorou-se no dia 30 de Abril, o Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído.

No âmbito das comemorações deste dia, o Município da Póvoa de Varzim, com a colaboração do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Acústica (NI&DEA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do laboratório WISE- acústica Lab, efetuou algumas ações de sensibilização para o tema.

No atendimento ao munícipe do Edifício dos Serviços foi exposto o Mapa de Ruído do Município da Póvoa de Varzim, que foi objeto de atualização no âmbito do protocolo estabelecido com o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Acústica (NI&DEA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Ao longo da manhã realizaram-se ações de medição de ruído no espaço público procurando esclarecer e sensibilizar os munícipes para as causas e consequências da exposição ao ruído.

Na Escola EB de Aver-o-Mar foi feita uma ação de sensibilização direcionada para os alunos deste estabelecimento de ensino, que contou com a participação dos técnicos do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Acústica (NI&DEA).

Nesta sessão foi feita uma apresentação sucinta das causas que contribuem para a poluição sonora, ruído de tráfego rodoviário, tráfego ferroviário, tráfego aéreo e ruído produzido pelas indústrias.

Nos edifícios multifamiliares o incómodo pode também ter origem nas frações adjacentes ou ainda nos espaços de atividades comerciais que se localizam, habitualmente, nos pisos inferiores.

A exposição frequente ao ruído tem efeitos físicos – com perdas auditivas, efeitos de ordem fisiológica – alterações da pressão sanguínea; do ritmo cardíaco; sistema respiratório e tensão muscular e, ainda efeitos psicológicos – irritabilidade; stress e fadiga.

Por último, fez-se uma pequena demonstração dos níveis sonoros a que os alunos estão expostos, através da medição, com o equipamento que se utiliza para esse efeito – sonómetro, comparando com os limites que são admissíveis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *