Sociedade

Mercados Ribeirinhos voltam para animar as margens do Tejo já em Maio

Aquapolis 2Os antigos portos do Tejo de Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha voltam a ser palco dos Mercados Ribeirinhos. A margem Sul do Parque Ribeirinho Aquapolis, em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes), é a primeira a receber este certame, entre os dias 16 e 18 de Maio, com tasquinhas de petiscos, mercados de produtos locais, artesanato e hortofrutícolas, cinema ao ar livre, cozinha ao vivo, percurso pedestre, convívio de pesca e muita animação.

 

A inaugurar este ciclo de festivais, da organização da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior e dos Municípios que os acolhem, o Mercado Ribeirinho de Abrantes irá apostar novamente nas tasquinhas de gastronomia tradicional. Uma exposição de fotografia alusiva ao rio estará, também, patente durante os três dias de festa.

 

O cinema ao ar livre, a cargo da Associação Cultural Palha de Abrantes, irá marcar as noites de sexta-feira (16 de Maio) e de domingo (18 de Maio). Já a noite de sábado terá, além de outras actividades, uma singular intervenção artística, designada por Baile dos Candeeiros, da Companhia Radar 360º, que se trata de um conceito de instalação plástica, associado a uma composição coreográfica, cheia de efeitos de luz.

 

O convívio de pesca, organizado pelo Amadores de Pesca de Abrantes (APA), está programado para a manhã de dia 17 de Maio. Assim como o percurso pedestre “Rota dos Cabeços de S. Miguel” que pela segunda vez é realizado pela Casa do Povo de São Miguel do Rio Torto.

 

Já a manhã de domingo acolherá um mercado de produtos hortofrutícolas, plantas e flores, que, juntamente com o mercado de produtos locais e artesanato a decorrer durante os três dias de certame, convidará a comunidade a vivenciar a dinâmica das trocas comerciais, recriando memórias dos tempos em que o Tejo era a principal via de comunicação do nosso País, e o porto de Rossio ao Sul do Tejo, um dos de maior dimensão.

 

Os três dias do Mercado do Ribeirinho de Abrantes contarão com muita animação feita por ranchos folclóricos, filarmónicas, grupos musicais e animação infantil que fará a delícia de diferentes gerações.

 

Estes festivais surgem no âmbito da estratégia de eficiência colectiva PROVERE – Mercados do Tejo – Rede para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Tejo” e do Projecto de Cooperação Transnacional Tejo Vivo. E são co-financiados pelo Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro, do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pela Abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR).

 

Em Constância, os Mercados Ribeirinhos irão chegar no segundo fim-de-semana de Julho e em Vila Nova da Barquinha estão previstos para o inicio de Setembro.

Para mais informação e inscrições nas actividades consultar o sito na Internet da TAGUS em www.tagus-ri.pt

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *