Cultura, Marinha Grande

Centro Tradicional da Marinha Grande recebe contos no dia 3 de maio

 

A Câmara Municipal convida a população a embarcar numa viagem de “Contos ao Pôr-do-sol”, dinamizada pela companhia de teatro “O Nariz”, a realizar no dia 3 de maio (sábado), pelas 17h30, a partir do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande. A participação é gratuita.

 

Os contos serão apresentados em percurso, alternando com música. Os contadores convidados pela companhia vão interpretar histórias tradicionais e de autor, para todas as idades, animando vários espaços do Centro Tradicional e Património Stephens.

 

Os contadores e músicos presentes na sessão do próximo sábado serão: Índios da Meia Praia, Daniel Reis, Pedro Oliveira, Ana Moderno, Liliana Gonçalves e Luís Mourão.

 

A arte de contar histórias caminha com a história da humanidade, com as mudanças provocadas pelas descobertas e com a deslocação do Homem durante toda sua existência.

 

Apesar das diferenças regionais e da característica singular de cada sujeito e de cada época, certos sentimentos não são históricos e podem encontrar-se em diversas formas de manifestação cultural. Contando histórias, o contador, em interação com o outro, transforma-se numa espécie de instrumento para a veiculação de mensagens e informações. Perde-se de si mesmo como sujeito, para ser meio, caminho e processo.

 

Se há algo que podemos atribuir de forma universal a todos contadores de histórias, independente do seu contexto histórico-cultural, é a valorização da palavra dita em voz alta com entoação, volume e gestos.

 

Esta iniciativa, é confianciada pelo Programa Parcerias para a Regeneração Urbana – Ação 9, que visa potenciar a dinamização do Centro Tradicional da Marinha Grande através da concentração de eventos culturais nos equipamentos recentemente requalificados e nos espaços públicos circundantes.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *