Educação, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Empreendedorismo nas Escolas” dá origem a 28 projetos – Póvoa de Lanhoso

AVila da Povoa de Lanhoso 1 Póvoa de Lanhoso submeteu  27 candidaturas (ensino secundário) e uma candidatura (ensino básico) ao desafio IN.AVE designado “Empreendedorismo nas Escolas”.

 

Atendendo ao elevado número de candidaturas, que superou as expectativas, no nosso município terá de ser realizada uma semifinal, no dia 8 de maio, pelas 10h00, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. No dia 15 de maio realiza-se a final no Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários, pelas 14h30.

 

De lembrar que, âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, os municípios aderentes ao projeto IN.AVE capacitaram professores para o empreendedorismo na escola, de modo a que os alunos apresentassem ideias de negócio exequíveis. Na Póvoa de Lanhoso, foram abrangidas 12 turmas, 225 alunos e 12 professores. Cerca de 11 das turmas pertencem ao ensino Secundário e Profissional e uma turma pertence ao 3º ciclo.

 

Segue-se a fase de concurso de ideias de negócio, dirigida para os alunos do ensino secundário e profissional, e uma feira de negócios virtuais, a Expo Empresas Júnior, para o 3º ciclo (no dia 7 de junho).

 

No que se refere ao concurso de ideias existe uma primeira fase, municipal, em que serão selecionados os melhores trabalhos e uma segunda fase, intermunicipal. A final municipal da Póvoa de Lanhoso decorrerá no dia 15 de maio. O júri será composto por cinco elementos: dois indicados pela CIM do AVE e três indicados pela autarquia (um representante da autarquia, um da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso e outro do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso).

 

A Expo Empresas é um evento dedicado ao 3º ciclo, em que todas as turmas que estão a participar no projeto se encontram para demonstrarem as aprendizagens realizadas, num espaço de partilha e de reflexão. Esta atividade pretende ser um momento marcante do projeto em que as turmas sob orientação dos professores responsáveis deverão criar um projeto de empresa destinada à NUT Ave, em que vendam um produto/serviço em qualquer setor de atividade.

 

Motivar os jovens para as práticas empreendedoras; promover o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos; desenvolver projetos/ideias que possam ser uma mais-valia para a Região do Ave; criar ideias de negócio inovadoras e exequíveis e que tenham em conta as necessidades do território são os objetivos da iniciativa “Empreendedorismo nas Escolas”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *