Lousã, Sociedade

Programa das Comemorações do 25 de Abril na Lousã

O Município da Lousã vai comemorar o 25 de Abril com várias atividades culturais e desportivas que vão decorrer entre os dias 25 de abril e 24 de maio.

De 25 a 27 de abril, o Aeródromo Municipal acolhe o Encontro Nacional de Aeromodelismo, organizado pelo GALO – Grupo de Aeromodelismo da Lousã e integrado nas comemorações do VII aniversário deste grupo.

No dia 25 de abril, das 10h às 13h, terá lugar mais uma edição do Street-Basket, organizado em parceria com a Secção de Basquetebol do Clube Desportivo Lousanense.

Para as 15h, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, está agendada a Sessão Solene evocativa do 25 de abril da Assembleia Municipal, onde, para além das diversas intervenções, terá lugar um momento músical interpretado por João Tiago Correia. A anteceder esta Sessão terá lugar a interpretação do Hino Nacional pela Sociedade Filarmónica Lousanense e Associação Filarmónica Serpinense, seguindo-se a habitual arruada.

Durante a tarde, na Estrada do Cume – Freguesia das Gândaras – será realizada a 14ª Edição do “Trotyrol” – Corrida de Carros de Rolamentos, organizada pelo Agrupamento de Escuteiros da Lousã.

No Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, pelas 16h30, terá lugar a inauguração da exposição “O 25 de Abril na Imprensa”, que estará patente até 25 de maio, seguindo-se a palestra  “Conquistas de Abril”. Estas iniciativas são organizadas pela Cooperativa Trevim.

No mesmo local, pelas 21h30, o grupo de teatro “Barraca Preta”, da Associação EFEIT´ARDÓSIA, levará a palco a peça “O Homem da Bicicleta”. A entrada para este espetáculo, que será promovido também no dia 26, terá um custo de 3€.

Já no dia 26 de abril, pelas 16h, na Biblioteca Municipal, será assinalado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, com o lançamento da obra “Vida e obra do Comendador Montenegro, um lousanense visionário no Brasil” de Sônia Freitas.

A partir das 19h, os Bombeiros Municipais da Lousã, irão realizar o II.º Festival das Sopas. A iniciativa terá lugar no Quartel.

No dia 1 de maio, como forma de assinalar a forte manifestação popular de há 40 anos, terá lugar, pelas 15h, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, a tertúlia “40 anos  …(e) depois”, que contará com a participação de individualidades que integraram a manifestação de 1974.

No dia 3 de maio a autarquia irá promover uma visita à nova Escola, sendo esta iniciativa aberta a comunidade.

Já no dia 10 e 24 de maio terão lugar, respetivamente, as conferências “O “F” de “Futebol” no Estado Novo” e “Das Colónias para a Metrópole, o olhar de quem regressou”, organizadas pela Cooperativa Trevim.

Venha celebrar o 25 de abril à Lousã!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *