Economia, Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis é porta aberta para investimento chinês

IMG_6263A instalação de empresas chinesas em Oliveiras de Azeméis «vai de encontro à estratégia do governo português de atrair investimento estrangeiro para o país», defendeu esta manhã o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
«O governo português tem acompanhado com muita atenção o investimento da empresa «Wuhan Industries» na Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro e estamos recetivos para receber mais investimento chinês em Oliveira de Azeméis», afirmou o autarca oliveirense congratulando-se com a visita que o presidente da República, Cavaco Silva, efetuará no próximo mês de Maio à China.
«A visita insere-se nas relações entre Portugal e a China e visa atrair investimento para o país e para a nossa região», disse Hermínio Loureiro após assinar um protocolo de colaboração com o município de Wuhan, província de Hubei, no âmbito do investimento de 40 milhões de euros que está a ser realizado em Oliveira de Azeméis.
O investimento, na área da fileira do aço, está em fase de conclusão e vai criar 60 postos de trabalho, abrindo perspetivas para outros investimentos, principalmente nas áreas do calçado e dos laticínios, dois setores com forte implantação no concelho, juntamente com a indústria dos moldes e componentes para automóveis.
«Queremos aprofundar a relação com a China na medida em que temos atualmente empresas a exportar para esse país mas pretendemos também alargar o investimento a outros setores», observou Hermínio Loureiro, destacando as «condições excecionais» da Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro (AAEUL) para a captação de empresas.
«Somos um concelho competitivo em termos industriais e queremos reforçar essa posição e a China é um parceiro que privilegiamos pelo que estamos disponíveis para reforçar esta relação», conclui o autarca.
O primeiro investimento chinês no município – ligado à indústria do aço – está a ser instalado na AAEUL, numa zona geograficamente privilegiada e de fácil acessibilidade aos grandes centros nacionais de exportação.
A Área de Acolhimento, com gestão de tipo condominial, pretende valorizar a eficiência da atividade económica gerada no concelho e atrair novos investimentos que permitam ao município de Oliveira de Azeméis manter e reforçar os níveis de competitividade que fazem dele um dos mais exportadores do norte do país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *