Cultura, Sociedade, Trofa

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemorado na Trofa com “Caminhada Entre Castros” a 27 de abril

27Abril_CaminhadaO Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, é assinalado na Trofa, a 27 de abril, com a iniciativa “Caminhada Entre Castros”, do Castro de Alvarelhos à Cividade de Bagunte, com visitas guiadas às duas estações arqueológicas.

 

O programa previsto começa às 9h00, no Castro de Alvarelhos, e termina às 18h00, com o regresso de autocarro a Alvarelhos.

 

Os interessados em participar devem inscrever-se até 23 de abril, através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt, ou do telefone 252 400 090, na Casa da Cultura da Trofa.

 

Recorde-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que foi instituído em 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, festeja-se a 18 de abril. Esta data comemorativa tem vindo a oferecer, nos últimos anos, a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua proteção, conservação, chamando a atenção para a sua vulnerabilidade.

 

Este ano, o Dia internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao tema Lugares de Memória, e no Concelho Trofense está ainda inserido nas Comemorações dos 40 anos do 25 de abril.

 

Esta comemoração, tem este ano, na Trofa, como protagonista, o Castro de Alvarelhos, que é Monumento Nacional, desde 16 de Junho de 1910. Localiza-se na freguesia de Alvarelhos, na Serra de St.ª Eufémia, numa elevação na margem direita do Ribeiro da Aldeia. Encontra-se protegido por uma zona especial de proteção (ZEP) com cerca de 130 hectares que ultrapassa os limites do concelho da Trofa e se estende para Guilhabreu, concelho de Vila do Conde, abrangendo ainda uma pequena parcela de S. Pedro de Avioso, Concelho da Maia. Tal perímetro traduz a dimensão desta estação arqueológica colocando-a entre as maiores do Noroeste Peninsular. Teve várias épocas de ocupação, desde os finais da Idade do Bronze à Idade Média, e delas guarda vestígios materiais e arquitetónicos.

 

PROGRAMA

 

08H30 Abertura do secretariado no Castro de Alvarelhos

09H00 Início da caminhada

13H00 Pausa para almoço

18H00 Regresso de autocarro a Alvarelhos

 

Almoço à escolha dos participantes

Opção 1 / Farnel no Largo de Vilarinho, Macieira da Maia

Opção 2 / Restaurante Portela, mediante reserva e escolha do prato pelo telemóvel 914149132 (Largo de Vilarinho, Macieira da Maia)

 

Transporte de regresso ao Castro de Alvarelhos (só assegurado aos inscritos).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *