Cultura, Vila Real de Santo António

Ciclo Sinónimos de Leitura volta a reunir centenas de pessoas à volta dos livros em Vila Real de Santo António

A Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, organiza o ciclo «Sinónimos de Leitura», entre os dias 23 e 30 de abril. A iniciativa, que caminha para a sua terceira edição, promove a leitura em todas as suas perspetivas e os caminhos que a tornam possível.

 

Durante uma semana, a biblioteca apresenta um vasto programa de atividades à volta dos livros onde se incluem conversas com escritores e ilustradores, tertúlias, teatro, música, uma aula aberta e até uma feira do livro.

 

Além das sessões de conto diárias, o cartaz engloba encontros com escritores como Jorge Serafim (24 de abril), Miguel Real (28 de abril) ou Isabel Feliciano (30 de abril). Também no dia 26 de abril, às 18h00, é apresentada a coletânea «Desembocadura del Guadiana / Foz do Guadiana», dos Poetas do Guadiana.

 

O programa reserva igualmente espaço para a comédia, com um espetáculo com Jorge Serafim, no dia 24, às 21h30, onde, além do seu incomparável humor, irá combinar a sua faceta de narrador de contos tradicionais e de promotor do livro e da leitura.

 

Paralelamente, os Sinónimos de Leitura dão destaque às obras que deram lugar a filmes, estando prevista, no dia 29 de abril, a projeção da película «Ensaio sobre a Cegueira», baseada na obra de José Saramago.

 

O universo de Saramago volta a estar em destaque no dia seguinte, com uma aula aberta conduzida pela professora Adriana Nogueira.

 

Além da sétima arte, o programa inclui uma vigem ao universo do teatro, com uma tertúlia sobre «os jovens e o teatro», conduzida por Pedro Santos, e uma sessão de música e teatro pela Teatroteca e Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Castro Marim (30 de abril).

 

O ciclo «Sinónimos de Leitura» é organizado pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Biblioteca Municipal Vicente Campinas. Todos os eventos têm entrada livre.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *