Cultura, Nelas, Sociedade

Câmara municipal de Nelas promove conjunto de actividades no âmbito das comemorações do dia internacional dos monumentos e sítios

 

cartaz monumentos e sitios 2014A Convite da Direção-Geral do Património Cultural, a Câmara Municipal de Nelas associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema para este ano, com base na proposta do ICOMOS Internacional, é “Lugares de Memória”, através do qual se pretende reencontrar os valores e as memórias no manancial da história do Património Nacional.

 

 

 

Neste sentido, a Câmara Municipal promove um conjunto de actividades de forma a divulgar o vasto património histórico concelhio, sensibilizando todos os munícipes para a importância de salvaguardar e preservar a memória e a história do seu espaço e das suas gentes.

 

 

 

Assim, no dia 16 de Abril, os alunos do 1º CEB dos Agrupamentos de Escolas do Concelho participam num Passeio Cultural na Zona Histórica de Canas de Senhorim, na companhia da mascote Gaspar que, de uma forma divertida e pedagógica, dará a conhecer os “Lugares de Memória” que fazem parte desta Freguesia. Com início na Casa Abreu Madeira, onde os alunos poderão conhecer os jardins e a Capela da Nossa Sra. da Conceição que integram este solar do século XIX, o passeio continua com uma encenação histórica junto do Pelourinho, e no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim onde apresentam o funcionamento dos antigos carros dos Bombeiros. Segue-se visita à Casa Visconde de Pedralva, na qual o Gaspar, numa alusão ao Arquitecto Francisco Keil de Amaral, explica a origem do Hino Nacional, culminando com visita à exposição de arqueologia na Biblioteca e Sala Museu José Adelino.

 

 

 

A visita ao Projecto Artístico “(es)passos de Memória – Instalação/exposição sobre lugares industriais abandonados”, desenvolvido por Filipa Pais, no âmbito do mestrado de Arte, Design e Multimédia, e patente no Antigo Posto de Instalação das Minas da Urgeiriça, transporta as crianças para a realidade de dois importantes pólos económicos e de desenvolvimento da região, agora abandonado, os Fornos Eléctricos e as Minas da Urgeiriça, apresentada sob diversas manifestações artísticas.

 

 

 

De 12 a 20 de Abril, a Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, de Nelas, acolhe a Exposição de Fotografia “Invasão Irracional”, da autoria de Filipe Patrocínio, resultado do Projecto Final da Licenciatura do curso de Artes Plásticas e Multimédia. Manipulando registos fotográficos de paisagens humanizadas da região Centro de Portugal, esta exposição pretende mostrar o poder de regeneração da natureza caso o Homem deixasse de habitar estes locais.

 

 

 

Para o dia 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Solar da Casa do Senas encontra-se, entre as 14h00 e as 18h00, de portas abertas ao público com uma visita guiada ao espaço museológico e exibição do Filme/Documentário “100 Anos de Património – Memória e Identidade”. Datada do século XVII, a Casa dos Senas, imóvel classificado de interesse local, possui um conjunto de valências, como a imponente escadaria de granito de zagão transformada numa galeria de exposição, um espaço dedicado à reconstituição do ambiente de uma Escola Primária da época do Estado Novo, sala de exposições que contém diversos utensílios rurais, nomeadamente uma réplica, em tamanho real, de uma moinho de água, Salão Nobre e biblioteca.

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *