Castro Marim, Turismo

Sal de Castro Marim à mesa na Tertúlia Algarvia em Faro

Sal CM TertuliaA qualidade do sal de Castro Marim foi experimentada na “Tertúlia Algarvia“, localizada no centro histórico de Faro, numa demonstração de cozinha ao vivo que reuniu sabores e tradição à mesa deste já emblemático restaurante da capital algarvia.

A iniciativa foi da Câmara Municipal de Castro Marim, que está a trabalhar a introdução do “Sal de Castro Marim, o melhor Sal do Mundo” nos principais circuitos da restauração e hotelaria. Neste sentido, durante dois anos, a autarquia de Castro Marim oferece ao “Tertúlia Algarvia” este produto de qualidade superior de produção local, agora um dos ingredientes chave na ementa do restaurante.

O show cooking decorreu na esplanada da Tertúlia, na presença de turistas e convidados, unânimes na apreciação do “Pargo ao sal”, o prato apresentado. No mesmo contexto, foi apresentada a salicórnia, um legume salgado, e o sal líquido, um novo produto com baixo teor de sódio e elevado teor de magnésio, considerado mais saudável e recomendado para pessoas com doenças crónicas e atletas de alta competição.

“Os subprodutos do sal de Castro Marim estão a conseguir introduzir-se em alguns nichos de mercado. Atualmente já temos um conjunto de microempresas, com grande destaque nacional e internacional, o que nos orgulha e recompensa, depois do reinvestimento na revitalização do setor”, declarou a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, numa introdução à iniciativa.
Criado num conceito que privilegia a gastronomia regional e mediterrânica, histórica e culturalmente enquadrada, o restaurante “Tertúlia Algarvia” congratulou-se por poder contribuir para a valorização deste produto regional que também estará à venda neste espaço.

A colaborar nesta iniciativa esteve também a escritora Ana Amorim Dias, residente na freguesia de Altura, que ofereceu as suas palavras ao Sal de Castro Marim, “Porque a Sul, com todo o sol, a vida tem muito mais sal”, escreveu.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *