Póvoa de Lanhoso, Saúde

Póvoa de Lanhoso assinalou Dia da Saúde com rastreios

Dia da Saude 2A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-se às Comemorações do Dia Mundial da Saúde, com uma série de propostas, que decorreram na manhã da passada quinta-feira, dia 10 de abril, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, na Vila Povoense.

 

No total, foram realizados 548 rastreios. Alertar e sensibilizar os transeuntes para a importância da prevenção no que respeita à saúde foram os objetivos desta iniciativa, que surpreendeu, por exemplo, algumas pessoas que se dirigiam à Feira Semanal, nas proximidades.

 

Assim, à população foi dada a possibilidade de realizar de forma gratuita diversos tipos de rastreios (visual, tensão arterial, diabetes, medicina geral, etc.). Gracinda Ferreira foi uma das pessoas que aproveitou esta oportunidade para fazer um rastreio auditivo, depois de passar por aquele local bem central na Vila Povoense. “Esta iniciativa é boa. Fiquei satisfeita. Esta iniciativa é muito importante para a população, porque se a gente fizer o rastreio e se tiver algum problema vai mais depressa ao médico. Escusa a doença de se prolongar mais. Todos os rastreios são bons”, considerou. Igualmente satisfeita mostrou-se Rosa Silva, interessada em medir a tensão arterial, o açúcar no sangue e em fazer o rastreio visual. “Isto é importante e é uma boa ideia, porque uma pessoa geralmente não se lembra e passa aqui e vê, isto chama-nos e lembramo-nos e experimentamos”, foi explicando.

 

Cerca de 227 pessoas aproveitaram para medir a tensão arterial; 227 fizeram o rastreio da glicémia; 58 fizeram o rastreio à visão; e 36 fizeram o rastreio auditivo.

 

Foram ainda promovidas ações de sensibilização e divulgação na área da saúde, contando com as participações de elementos da Unidade de Cuidados à Comunidade Coração do Minho do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, da Unidade Móvel de Saúde, da Essilor, da Acústica Médica, do ISAVE, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e da Farmácia da Misericórdia, da EPAVE, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Farmácia de S. José.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *