Celorico de Basto, Sociedade

Via-sacra protagonizada pelos idosos do programa “Celorico a Mexer” em Celorico de Basto

via - sacra (1)Os utentes e animadores de programa Celorico a Mexer, em Celorico de Basto, protagonizaram, no dia 6 de abril, a via-sacra. A encenação decorreu no Parque Lúdico do Freixieiro numa tarde agradável de primavera.

 

O local foi preparado a preceito de forma a simbolizar o percurso de Cristo até ao monte Calvário, com dezenas de pessoas a assistir, ao longo da encenação.

 

Os idosos, protagonistas da via-sacra, ensaiaram previamente o papel que iriam interpretar, trajados a rigor e com a devoção que o momento implicava. A cerimónia foi conduzida pelo arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa, e cantada pelos animadores do programa.

 

“Os nossos idosos vivem esta cerimónia com muita devoção, um dos momentos mais simbólicos da Quaresma. O programa Celorico a Mexer permite sobretudo, proporcionar aos utentes as atividades que lhes incutam emoções e motivação suficiente para participar, no sentido das suas vivências, ” salientou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva.

 

No mesmo sentido, Helena Martinho, Coordenadora do Programa destacou a disponibilidade dos utentes na promoção das diferentes iniciativas. “Os nossos utentes são muito perfecionistas no desenvolvimento das atividades. Dedicam-se inteiramente a cada iniciativa e fazem-no com brio e disponibilidade, mostrando-se sempre recetivos e prontos para dar opinião para que tudo corra na perfeição”.

 

A iniciativa faz parte do plano de atividades anual do programa Celorico a Mexer desde que o mesmo teve início. Idosos, pessoas portadoras de deficiência, animadores e professores de diferentes áreas permitem a promoção de várias atividades culturais de relevo ao longo do ano.

 

Destaque para as marchas populares, como próxima iniciativa, que a decorrer no mês de junho.

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *