Nelas, Sociedade

Terminou Primavera em Nelas chegou com êxito assinalável comprovado pelos 2500 participantes

TPrimavera_Nelas_Reflorestacao_Mata_Alminhaserminou a iniciativa Primavera em Nelas promovida pela Câmara Municipal, de 17 de Março 06 de Abril 2014. Elo de proximidade cultural e educativa entre a autarquia e munícipes, nas mais variadas faixas etárias, esta iniciativa mostrou o resultado das parcerias estabelecidas, quer com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, quer com as Associações e Instituições locais. Dedicada ao teatro, música, animação, poesia, ambiente, novas tecnologias e exposições, a Primavera em Nelas revelou-se um êxito, comprovado pelo elevado número de participantes, cerca de 2500 que se associaram à temática e iniciativas.

A Biblioteca Municipal António Lobo Antunes acolheu, nos dias 17 e 20 de Março, a animação Na Casa do Gaspar/Gasparadas dirigida aos alunos do 1º CEB do Agrupamento de Canas de Senhorim, com o objetivo de incentivar, de forma lúdica, as crianças a adquirir hábitos de leitura, na presença do Gaspar e dos seus amigos muito divertidos. O programa de animação continuou com Entre uma Lágrima e um Sorriso… nos dias 19 e 21 de Março, espetáculo de manipulação de objetos e oralidades, dirigido aos alunos do 2º CEB do Concelho. Na noite de 19 de Março, os alunos do Clube de Teatro da EB 2,3 de Nelas apresentaram, na Biblioteca Municipal, a peça O Menino e o Piano, baseada no obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. No dia 21, decorreu, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, um Sarau de Poesia, espetáculo misto de dança e música, apresentado pelas crianças dos Jardins de Infância, 1º, 2º e 3º CEB do Agrupamento de Escolas de Nelas.

De 17 e 21 de Março, a Primavera em Nelas foi também marcada pela Semana da Leitura, durante a qual decorreram nas Escolas do Concelho diversas atividades tais como a Eliminatória do Concurso Concelhio de Leitura em Voz Alta Bem Ler, que prazer, o Encontro com o escritor Pedro Seromenho, a Final das Olimpíadas da Ortografia, as Sessões de Contos “A Li Li e Ri Ri contam a sua história para ti” e “Uma Boca, Mil Palavras”, iniciativa que associou a leitura à saúde oral e onde foram entregues kits de higiene oral aos alunos do 1º CEB do Agrupamento de Nelas, no âmbito do projecto SOBE.

No dia 20 de Março, no âmbito da promoção de hábitos de leitura, a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo promoveu a tertúlia literária “A Matemática das Palavras”, com lugar na Biblioteca José Adelino, em Canas de Senhorim, abordando a relação entre a matemática, escrita e leitura, num ambiente em que se procurou partilhar ideias e conceitos através dos livros e, contrariando as próprias leis da matemática.

O Espaço Internet de Nelas recebeu nos dias 18, 20 e 21 de Março, os utentes do Centro Social e Paroquial de Vilar Seco, do Lar de S. Miguel de Nelas e do Centro Social, Cultural e Recreativo do Folhadal, que participaram na iniciativa Tempo Feliz, Internet Sénior, uma oportunidade destes se familiarizarem com as novas tecnologias e de aprenderem tarefas simples tais como ler um jornal online, enviar emails, desenvolvendo ao mesmo tempo competências básicas em Word e PowerPoint.

Destaque também para a vertente ambiental que, este ano, contou com a ação de sensibilização A Defesa da Floresta, no dia 18 de Março, na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, organizada pela SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, que abordou diversas questões sobre a importância da preservação e defesa da floresta, consciencializando os presentes para a prevenção de incêndios florestais. No dia 21 de Março, nas Freguesias do Concelho, a autarquia procedeu à Plantação de Árvores, no sentido de assinalar o Dia da Árvore, e as crianças do Jardim-de-infância de Vilar Seco deixaram o seu contributo no Parque Ecológico da Quinta da Cerca, com a plantação de árvores e consequente enriquecimento do património ecológico deste espaço.

O programa desportivo, também preenchido com diversas iniciativas, ofereceu no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, a todas as crianças entre os 3 e os 10 anos, atividades lúdico-aquáticas com o Aprender a Nadar é Giro, nas Piscinas Municipais Cobertas. O 23 de Março acolheu a iniciativa Caminhada das Pramelas, pelo Grupo Dão Pedestre, cujas receitas reverteram a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim. No dia 29 de Março, o Agrupamento 578 dos Escuteiros de Nelas promoveu a Scouts Night Run, com o objetivo de criar movimento e dinâmica na vila de Nelas, através da realização de uma divertida corrida nocturna, estimulando a prática de actividade física a toda a população, desde os mais novos aos mais seniores.

O programa Primavera em Nelas inclui ainda as Comemorações do 86º Aniversário da Elevação de Santar a Vila, nos dias 21, 22 e 23 de Março, e a Homenagem ao Capitão Homem Ribeiro & Centenário da 1ª Guerra Mundial que decorreu nos dias 22, 23, 29 e 30 de Março, em Vale de Madeiros, Canas de Senhorim e Nelas. Esta actividade, que procurou homenagear a vida e feitos do Capitão Homem Ribeiro, natural do Concelho e que perdeu a vida durante a Grande Guerra, teve entre diversas atividades, um encontro de pintura ao vivo, cujas obras resultantes podem ser visitadas até dia 25 de Abril, na Galeria do Edifício Multiusos de Nelas.

A iniciativa Primavera em Nelas culminou com a acção de Reflorestação da Mata das Alminhas, onde cerca de 150 pessoas, entre Escuteiros do Agrupamento 578 e Bombeiros Voluntários de Nelas, ajudaram na plantação de 60 árvores (pinheiros mansos, magnólias, liquidâmbares e áceres vermelhos) que a curto prazo irão dignificar o espaço e contribuir, ao mesmo tempo, para melhorar a qualidade ambiental e recuperação de um espaço de memória.

Artigo AnteriorPróximo Artigo