Mação, Sociedade

Presidente da CCDRC visitou Mação

visita_ccdrc1No dia 3 de Abril Mação recebeu a visita de Pedro Saraiva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) naquela que foi a sua primeira visita ao Concelho de Mação desde que exerce funções na CCDRC.

Pedro Saraiva fez uma apresentação sobre “Economia e cultura – gestão integrada e desenvolvimento sustentável” no âmbito das Jornadas de Arqueologia Iberoamericana que decorreram em Mação na semana passada. A sua apresentação incidiu muito sobre o potencial dos cerca de 100 Municípios que integram esta Comissão Regional e apresentou o Projecto CRER – 2014-2020. Refira-se que, de acordo com a proposta de Acordo de Parceria apresentado por Portugal à Comissão Europeia, o futuro Programa Operacional da Região Centro para o período 2014-2020 terá uma dotação de 2.117 milhões de euros, dos quais 1.745 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 372 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE). Este valor representa um acréscimo de 25% face ao actual programa para 2007-2013 (1.696 milhões de euros).

No âmbito da sua deslocação a Mação, o Presidente da CCDRC, sempre acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Vasco Estrela, conheceu o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, com uma visita guiada por Luiz Oosterbeek, Director deste espaço municipal, que lhe apresentou as instalações e exposições, assim como toda a dinâmica e parcerias nacionais e internacionais em que o mesmo está integrado.

A visita estendeu-se também ao GEMA – Gabinete Empreendedor de Mação e às futuras instalações da Casa das Associações do Município, cujas obras de construção já arrancaram. Refira-se que uma das áreas prioritárias do Executivo Camarário é o empreendedorismo e o apoio aos agentes económicos/empresas, pelo que o GEMA passará a integrar a Casa das Associações juntamente com outras Associações Concelhias, no centro da Vila, reforçando o já importante trabalho desenvolvido pela Autarquia junto dos empresários e colectividades.

Igualmente em cima da mesa, e apresentadas nesta visita por António Louro e Fernando Monteiro, respectivamente Vereador e Veterinário Municipal da CMM, estiveram as potencialidades do Concelho, nomeadamente a questão dos produtos endógenos, a aposta nas fileiras mais importantes do Município e a estratégia em torno da promoção da Marca Mação. Assuntos da maior importância no que respeita à gestão e desenvolvimento sustentável do Município, que foram de encontro ao tema apresentado, no âmbito das Jornadas no período da manhã, pelo Presidente da CCDRC.

A passagem de Pedro Saraiva por Mação incluiu ainda uma visita às instalações da Escola Básica, onde José António Almeida, Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, também marcou presença. Refira-se que o espaço integra três blocos, onde funcionam o Jardim-de Infância e a EB1, um deles construído recentemente e em funcionamento desde o início do actual ano lectivo, constituído por cinco novas salas de aula. O objectivo desta visita passou por mostrar a forte aposta na área da Educação e o esforço/trabalho conjunto levado a cabo pela Autarquia e Escola no sentido de proporcionar as melhores condições e educação às crianças do Concelho.

Pedro Saraiva demonstrou, durante a sua permanência neste Concelho, o seu enorme interesse pelas temáticas apresentadas, assim como pelas várias infraestruturas que conheceu, tendo tecido rasgados elogios ao trabalho desenvolvido em Mação e às estratégias levadas avante no âmbito da promoção e desenvolvimento do Município.

Nesta deslocação a Mação, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro contou com a presença de Jacinto Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, que acompanhou todos os trabalhos. A tarde esteve reservada para uma iniciativa da mesma natureza em Ferreira do Zêzere, tendo também Vasco Estrela acompanhado a visita naquele Município, numa clara relação de intermunicipalismo saudável e aposta no trabalho em rede.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *